segunda-feira, 29 de abril de 2013

BOLETIM DA LABRE RS


Boletim Informativo Semanal
GESTÃO 2012/2013
“Ligada no Radioamador”
27/abril a 03/maio de 2013 - Edição nº 11
FACEBOOK.COM/LABRE.RS
Colega radioamador. Quantas vezes em nossas vidas nos sentimos fracos, desam-parados, vencidos, sem sorte e outros tan-tos adjetivos que servem somente para os humanos? E, quantas vezes estivemos eufóricos, alegres, vibrantes, esperançosos de vitórias e tantos outros sentimentos que também só vemos nos racionais? Pois foi assim que esta diretoria começou sua ges-tão há mais de 15 meses. No início tudo era formado por nuvens negras. Poucos asso-ciados, entidade desacreditada com muito falatório desfavo-rável. Mas, feliz-mente formou-se um grupo de 10 pessoas dispos-tas a mostrar que nem tudo está perdido e que havia uma “luz no fim do túnel”, e não era o trem vindo ao contrá-rio. Foram feitos levantamentos de tudo o que poderia ser feito e do que deveria ser con-sertado. E, mãos à obra. Começamos realizando um levantamento dos associados. Quem estava em dia, quem poderia voltar ao quadro social, quais as vantagens que poderiam ser da-das a eles. Afinal precisávamos de algum dinheiro no cofre. Com a autorização do Conselho Deliberativo realizamos uma cam-panha na qual o sócio que estivesse ina-dimplente há mais de dois anos, poderia retornar pagando uma jóia e as mensalida-des dos dois últimos anos. A promoção durou mais de 60 dias. O resultado foi mui-to bom. Muitos voltaram e outros se associ-aram. Depois, organizamos o bric dando-lhe a denominação de troca-troca. Esta modalidade de encontros dos radioamado-res na LABRE havia sido suspensa no final de 2011 pela coordenação do Vida Centro Humanístico devido às irregularidades que ela havia constatado. Estabelecemos for-mas de exposição com regulamento, inscri-ção e organização para que os colegas radioamadores tivessem condições de mostrar seus aparelhos sem que o Vida viesse a interferir no movimento. Agora já tínhamos um regulamento e calendário a serem seguidos. Começamos com poucos exibidores. Al-guns estranha-vam a forma como estáva-mos agindo. Porém, compre-enderam que era uma manei-ra ordeira de fazer exposição. No último Troca Troca alcança-mos a marca de 50 expositores inscritos. Para esta diretoria é uma grande vitória, pois diziam que o Troca Troca iria acabar. Não acabou e pela amostra só ten-de a crescer. Agradecemos a todos aqueles que estão acre-ditando no nos-so esforço. Podemos até errar, mas certa-mente estamos acertando mais do que er-rando. Nos próximos meses vamos revelar outros planos que temos para a LABRE, pois sendo transparentes estaremos cola-borando cada vez mais com o radioamado-rismo gaúcho e, evidentemente, agregando um número maior de radioamadores. Por hoje é só. Até a próxima e um bom fim de semana a todos. LABRE/RS
EXPEDIENTE LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSÃO LABRE/RS
Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Área 3 - Sala 330 Porto Alegre RS CEP 91150-000
Fone/Fax: (51) 3368-3972 - Horário de Atendimento: 14:00hs às 17:30hs - 2ª a 6ª Feira
Labre-rs@labre-rs.com.br www.labre-rs.org.br www.facebook.com/labre.rs
EDSON, PY3XEL PRESIDENTE
VITORINO, PY3FAV VICE PRESIDENTE
BINOTTO, PU3BIN TESOUREIRO
SIMÕES, PY3JSS DIR. VHF/UHF E PROVAS
ALEXANDRE, PY3CT DIRETOR SOCIAL E DIRETOR DE RADIOESCUTAS
GERSON, PY3GBV DIR. PATRIMÔNIO
JOAQUIM, PY3KIM DIRETOR DE QSL’S
TOMI, PU3TPR DIR. INFORMATICA
CORREA, PY3NP ASSESSOR ESPECIAL JUNTO A DEFESA CIVIL
Página 2
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11
MERTINS, PY3ATR DIRETOR DE RADIOAMADORISMO
Página 3
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Colegas radioamadores e associados da LABRE/RS, aniversariantes no período de 27 de abril a 03 de maio de 2013, que são:
dia 27 de abril - PU3MAR - Almiro da Silva da cidade de São Leopoldo
Parabéns a você colega radioamador, por esta data especial! Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, equilíbrio e sabedoria - que lhe darão a receita ideal de como viver a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer! Que as conquistas do pas-sado lhe tragam boas lembranças, não só alegrias, mas também a força e o entusiasmo para superar eventuais obstáculos e implementar os mais importantes projetos para o futuro! Para você, os melhores votos de um Feliz Aniversário, com muita saúde, paz e harmonia junto aos familiares e amigos.
Estes são os desejos, à você radioamador e associado da
LABRE/RS.
A DIRETORIA DA LABRE/RS também parabeniza todos os colegas radioa-madores que já fizeram parte do quadro social da entidade ou não. A vo-cês colegas, um feliz aniversário com muita paz alegria e muita saúde.
Colega associado, se o seu aniversário não constou nesta relação, pedi-mos as mais sinceras desculpas. Estamos atualizando os cadastros de associados. Assim, antecipadamente, sinta-se cumprimentado por toda a equipe da LABRE/RS.
PARA RECORDAR
Linhas de transmissão - Linha de transmissão é a ligação entre a estação e o sistema irradiante ou seja a antena. A linha de transmissão conduz o sinal proveniente do transmissor até a antena e também traz o sinal captado por esta ao re-ceptor.
Quando mencionamos linha de transmissão, logo nos vêm a ideia do cabo coaxial. Porém, existem outros tipos de linhas de transmissão. Um deles é a linha gaiola que consta de seis fi-os, dos quais quatro são colocados em cada canto da gaiola e dos passam isolados dos de-mais no centro. Este tipo de linha foi utilizado por emissoras de radiodifusão até 50kW.
Outro tipo, e mais conhecido dos radioamado-res, é a linha paralela, tanto na versão rígida co-mo em linha de televisão de 300 ohms. As expe-riências continuam e outros tipos de linhas apa-recem a todo o instante.
Para recordar, vamos citar os parâmetros do cabo que têm importância para o radioamado-rismo, de acordo com o Handbook do radioama-dor ( Editora Universidade de São Paulo, edição 1993).
1. - Impedância característica;
2.- potência máxima permitida, pico e média, nas frequências de operação, a 35° C de tempe-ratura e sem potência refletida;
3.- frequência máxima de operação;
4.- atenuação por unidade de comprimento nas freqüências de operação e temperatura de 20° C;
5.- proteção contra a migração de pigmentos do plastificante da capa para dentro do dielétrico, sob efeitos dos raios ultravioleta;
6.- porcentagem de blindagem do condutor ex-terno (desde 85% nos cabos mais baratos até 100% dos condutores externos sólidos);
7.- uniformidade de impedância ao longo do ca-bo (concentricidade, constância do diâmetro do condutor central, bem como uniformidade de densidade da espuma de polietileno);
8.- tensão máxima de operação em R.F.;
9.- velocidade relativa de propagação;
10.- capacitância por metro e
11.- raio mínimo de curvatura.
No próximo QTC abordaremos outros aspectos dos cabos coaxiais.
PROVAS PARA O
RADIOAMADORISMO
O Departamento de provas comunica que, por designa-ção da ANATEL, calendário de provas para 2013.
A LABRE/RS divulga o calen-dário oficial, como segue:
25 de maio – Santa Maria
29 de Junho – Porto Alegre
27 de Julho – Porto Alegre
31 de Agosto – Carazinho
28 de setembro – Rio Gran-de
19 de outubro – Porto Alegre Informações para inscrições provas@labre-rs.com.br
CALENDÁRIO DO TROCA TROCA 2013
MAIO – dias 5 e 19 JUNHO – dias 2 – 16 e 30 JULHO – dias 14 e 28 AGOSTO – dias 4 e 25 SETEMBRO – 8 e 22 OUTUBRO – 6 e 20 NOVEMBRO – 3 e 17 ( dia 24 reservado para eleições na LABRE/RS) DEZEMBRO – (Ficará sob a res-ponsabilidade da nova diretoria eleita)
Página 4
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11
O que é Radioamadorismo por Adinei, PY2ADN
Embora possa parecer estranho, costumo dizer que a maior parte dos Radioamadores brasileiros não sabe definir corretamente o que é o nosso serviço.
Quando falam de Radioamadorismo, e diante de várias colocações expostas por diversos colegas, como por exemplo:
“o CW é obsoleto, não serve pra nada e não deveria mais ser obrigatório nos exames”
“pra que exigir radioeletricidade nos exames para ra-dioamador?”
“não faço contatos com quem usa equipamentos QRP porque a recepção fica horrível”
“a gente gasta um dinheiro enorme no rádio e se de-cepciona”
“quem gasta dinheiro com rádio é porque realmente gosta do hobby”
“ficar na frente do rádio ouvindo aquela estática toda”
“enquanto que no micro é só clicar no mouse e se conversa com o mundo todo”
Diante disso, temos que relembrar a todos o que realmen-te é Radioamadorismo:
- A grande maioria dos radioamadores se esqueceu do que é nossa essência, nosso objetivo : a radioexperimentação, ou seja, experimentação técnica, construção de equipamentos, desenvolvimento, estudo e construção de antenas, estudos sobre a propagação e novas faixas de operação, aprimoramen-to em contatos a longa distância (DX) e operação de satélites.
- Por definição legal, o que é Radioamadorismo:
“O Serviço de Radioamador é o serviço de telecomunica-ções de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotéc-nica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.”
- Foi para esse objetivo (radioexperimentação) que o radi-oamadorismo foi criado, e não “uma forma de conversar com outras pessoas”.
- Radioamadorismo não é simplesmente “comprar uma equipamento pronto” apenas com o objetivo de “conversar so-bre assuntos triviais da vida”, pois esse é o objetivo de outro serviço, chamado “faixa do cidadão”. Ou melhor ainda: telefone celular e internet !
- Lamentavelmente muitas pessoas ingressam no Radioa-madorismo confundindo estes objetivos, e às vezes aqui per-manecem por anos, confundindo nossa atividade, destinada à radioexperimentação, como “uma forma de bater papo”.
- Por mais íntegros e bem intencionados que possam ser estes colegas, pelo fato de não terem conhecimentos técnicos apenas conseguem conversar com outros “apertadores de bo-tões”, pois não conseguem acompanhar conversas de cunho técnico, com assuntos verdadeiramente pertinentes ao Radioa-madorismo. Como isso, o que acontece é que com o decorrer do tempo estes “apertadores de botão” se desiludem, pois os “assuntos” se esgotam ; em contrapartida, os verdadeiros radi-oamadores jamais perdem o interesse, pois a pesquisa e o desenvolvimento sempre evoluem a cada dia junto com o radi-oamadorismo, cuja fronteira está hoje nas faixas de micro-ondas, onde já estão sendo feitos experimentos acima de 145 GHz, em modos de reflexão lunar, reflexão de meteoros, entre outros, onde ainda se investiga como a propagação se compor-ta nessas freqüências ultra elevadas.
- Vejo na faixa e nas diversas listas de discussão na in-ternet verdadeiros Radioamadores que eram contemporâneos dos equipamentos valvulados, mas que hoje estão aqui ope-rando satélites, montando transversores, receptores SDR, conversores e pré-amplificadores com Hempfets. Afinal de contas, o Radioamadorismo é uma ciência em evolução, e não uma simples forma de bate papo.
- Se o Radioamadorismo não fosse algo importante, a NASA não incentivaria seus astronautas a manterem contatos experimentais com Radioamadores em suas viagens, num ambiente em que qualquer peso adicional custa milhões de dólares. Pelo que sei, jamais disponibilizaram a possibilidade de contatos dos astronautas com pessoas comuns (exceto escolas !) pela internet para “bate papo”, o que sairia muito mais barato, fora a praticidade. E o que dizer dos satélites, unicamente destinados aos contatos entre radioamadores ? Pode acreditar, não custaram pouco...
Pelo que vejo, as pessoas que “entram” no Radioamado-rismo tomam uma entre duas direções:
A - Tornam-se verdadeiros radioamadores, e pratican-do, entre outras, as seguintes modalidades:
- CW (onde com pouca potência se faz contatos com o mundo todo)
- AM (onde quase todos são montadores e os assun-tos sempre técnicos)
- QRP (atividade extremamente ligada à experimenta-ção técnica)
- QRO quase sempre praticado com montagens casei-ras
- DX (não deixa de ser uma forma de experimentação)
- VHF-DX e UHF-DX (onde temos um excelente campo para estudos)
- Modos Digitais (onde também com pouca potência se vai muito longe)
- Reflexão Lunar / Reflexão por Meteoritos (experimentação pura)
- Operação de Satélites (experimentação pura)
- Pesquisas em faixas acima de 2,4 GHz ( lamentavel-mente praticado por poucos)
A experiência mostra que quem opera nessas modalida-des fica cada vez mais “apegado” ao Radioamadorismo, apri-morando-se a cada dia. Dificilmente os veremos ficar “desgostosos” ou “perder o interesse” pelo hobby.
B - Ou tornam-se verdadeiros “apertadores de botão”, operando apenas com equipamentos de fabricação comercial nas seguintes modalidades:
- VHF / UHF (apenas via repetidores)
- SSB (apenas com assuntos banais, mas jamais técni-cos).
Com o passar do tempo, a tendência de quem opera nes-ses modos é se afastar ou até mesmo se desligar do radioama-dorismo, pois as conversas alheias a assuntos relacionados a nossa essência se tornam repetitivas e enfadonhas. Em regra esses “colegas” partem para outro hobby. Os que permanecem com os equipamentos passam a praticar o “radio vandalismo”, ou seja, tentam descontar nos demais a frustração que recebe-ram com o rádio.
Mas não acredito que a saída seja a facilitação dos exa-mes. Cito como exemplo a forma como eram feitos os exames nos países da Europa oriental, onde o candidato, após com-provar as escuta de radioamadores por um ano com cartões QSL, tinha que demonstrar a uma banca examinadora como funcionava um projeto de transmissor que ele mesmo deveria projetar !
Uma vez “corujei” via Echolink de uma rodada num repe-tidor russo, e fiquei pasmo em ouvir uma excelente explana-ção sobre pré-amplificadores de baixo ruído, que era o assun-to que estava sendo discutido. Vai demorar muito, mas muito mesmo pra ouvirmos conversas no mesmo nível aqui em nos-sos repetidores...
Também acredito ser necessária a implantação de exa-mes periódicos, pois temos em nosso meio muitos “tralhas” de classe A que nunca ouviram uma única letra em CW e que sequer sabem diferenciar um transistor de uma válvula, rema-nescentes da época em que o “apadrinhamento” era regra nos exames. Afinal, quem é verdadeiramente vocacionado não tem nada a temer. Acredito que isso iria eliminar uma grande parte de nossas mazelas.
Quanto ao “argumento” de que o Radioamadorismo “está acabando” ou “vai morrer”, discordo, pois não se compara quantidade com qualidade. Cito como exemplos os colegas brasileiros que estão publicando páginas técnicas na internet, desenvolvendo experiências com novas tecnologias (SDR, SI570, DDS) para o radioamadorismo, desenvolvendo novos projetos de antenas, instalando beacons para facilitar o estudo da propagação, instalando espectrômetros até na Antártida, incentivando DX com a elaboração de novos concursos, parti-cipando de DXpedições, realizando experiências em novas faixas, tanto em VLF como em SHF, entre muitas outras ativi-dades. Apenas não vou citar nomes para não cometer injusti-ças por omissão.
Por esses exemplos de atividades acima citados, cada vez mais praticados por radioexperimentadores brasileiros, acredito que é muito melhor termos “meia dúzia” de verdadei-ros Radioamadores do que milhares de “apertadores de bo-tões”.
Volto a relembrar: não se pode falar de Radioamadorismo como se fosse um “simples hobby pra bate-papo”. Quem ain-da não se deu conta disso está no lugar errado. E não existe erro maior do que não saber sequer o que somos !
Quanto à polêmica obrigatoriedade da exigência do CW e da radioeletricidade nos exames, acredito até que possam ser substituídos por outras matérias relacionadas à radioexperi-mentação, mas desde que aplicadas com seriedade e que o exame seja periódico. Nada seria melhor do que o examinador expor um esquema de um transmissor ou de um receptor e exigir que o candidato identificasse cada etapa, ou exigisse que o candidato rascunhasse as dimensões aproximadas de uma antena para uma determinada freqüência. Mas acredito que muito melhor do que isso seria apenas exigir que o candi-dato à classe inicial escreva cem vezes a seguinte frase na folha de exames:
“Radioamadorismo é radioexperimentação, e não uma simples forma de bate-papo”. Acreditem, em pouco tempo isso faria uma grande diferença !
Um forte abraço a todos ! Adinei, PY2ADN
Abaixo a definição legal do Radioamadorismo em nossa legis-lação:
Definição da antiga legislação:
NORMA 31/94
2. DEFINIÇÕES
2.1 - O Serviço de Radioamador é modalidade de ser-viço de radiocomunicações, destinado ao treinamen-to próprio, à intercomunicação e a investigações téc-nicas, levadas a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na radiotécnica a título pessoal, que não visam qualquer objetivo pecuniário ou comercial ligado à exploração do serviço, inclusi-ve utilizando estações espaciais situadas em satéli-tes da Terra.
Definição da atual legislação:
ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 449, DE 17 DE NOVEM-BRO DE 2006
REGULAMENTO DO SERVIÇO DE RADIOAMADOR
TÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Capítulo I
Dos Objetivos
Art. 3º. O Serviço de Radioamador é o serviço de te-lecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investiga-ções técnicas, levadas a efeito por amadores, devi-damente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qual-quer objetivo pecuniário ou comercial.
Página 5
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11
AGENDA DE CONTESTES DA SEMANA - 27/04 A 30/04 (INTERNACIONAL)
Para maiores informações, acesse: http://www.sk3bg.se/contest/c2013apr.htm
DIA
NOME CONTEST
MODO
Página 6
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11
27-28
Saturday 0001 - Sunday 2359 10-10 International Spring QSO Party
Digital
27-28
Saturday 1200 - Sunday 1200 SP DX RTTY Contest
RTTY
27-28
Saturday 1300 - Sunday 1259 Helvetia Contest
CW Digital SSB
27-28
Saturday 1500 - Sunday 0300 QRP To the Field
CW
27-28
Saturday 1600 - Sunday 0159 Florida QSO Party (1)
CW Phone
28
Sunday 1200 - 2159 Florida QSO Party (2)
CW Phone
28
Sunday 1400 - 1600 FISTS Ladder Activity 3
CW
28
Sunday 1700 - 2100 BARTG Sprint 75
RTTY 75 Bd
28
Sunday 1800 - 2000 FISTS Ladder Activity 4
CW
29-3 Apr-May
Monday 0000 - Friday 2359 EUCW QRS Activity Week
CW
29
Monday 1600 - 1659 (80/40 m) OK1WC Memorial Activity 6
CW SSB
30
Tuesday 1700 - 2100 NAC Open Tuesday (NAC Multi)
All
TUNISIA, 3V. A group of operators will be QRV as TS8TI from Djerba Island, IOTA AF-083, from April 29 to May 6. Activ-ity will be on 160 to 6 meters, using CW, SSB, RTTY and various PSK modes. Italian stations QSL via IK7JWX and all others via IK2DUW. CYPRUS, 5B. Gabriele, I2VGW is QRV as 5B4/I2VGW until May 2 from various locations along the coast of Cyprus. QSL to home call. MAURITANIA, 5T. Jean, 5T0JL will be QRV as 5T1FOC from May 1 to 31 in celebration of the 75th anniversary of the First Class CW Operators' Club. QSL to home call. NIGER, 5U. Pierre, HB9AMO is QRV as 5U9AMO until May 30. Activity is holiday style on 80 to 10 meters using CW. QSL via M0URX. SENEGAL, 6V. Luc, F5RAV is QRV as 6V7T from Somone until May 5. Activity is on the HF bands using SSB and PSK. QSL direct to home call. PHILIPPINES, DU. Victor, R6AF will be QRV as DU1/R6AF from Busuanga Island, IOTA OC-090, from April 27 to May 3. QSL to home call. OGASAWARA, JD1. Harry, JG7PSJ is QRV as JD1BMH from Chichijima Island, IOTA AS-031, until May 4. Activity is on 40 to 10 meters using CW, SSB and RTTY. QSL to home call. MARIANA ISLANDS, KH0. A group of operators will be QRV as NH0J from Tinian Island, IOTA OC-086, from April 27 to May 1. Activity will be on 80 to 10 meters using CW, SSB and RTTY. QSL via JJ2VLY. LITHUANIA, LY. Special event station LY550W is QRV until May 20 in celebration of the 1463 expansion of the privileges of the city of Kaunas, led by Kazimieras Jogailaitis. QSL via LY5W. LEBANON, OD. Walid, OD5ZZ has been QRV on 17 meters using SSB around 1530z. QSL via NI5DX. GABON, TR. Thorbjorn, SM7RME is QRV as TR0A/p from Port Gentil, Mandji Island, IOTA AF-098, until April 29. QSL via SM7EHU. ANTIGUA, V2. Paul, KB4GYT will be QRV as V25PM from Falmouth Harbor from April 27 to May 4. Activity will be holiday style on the HF bands using mainly CW with some SSB and PSK31. QSL direct to home call. BELIZE, V3. Joe, K8JP will be QRV as V3FOC during the month of May in celebration of the 75th anniversary of the First Class CW Operators' Club. QSL via V31JP. MICRONESIA, V6. Takio, JH3QFL and Keizo, JH3AZC will be QRV as V6H and V6S, respectively, from Pohnpei, IOTA OC-010, from April 29 to May 5. Activity will be on 80 to 6 meters using CW, SSB, RTTY and JT65. QSL to home calls. MONTSERRAT, VP2M. Nao, JN1RVS will be QRV as VP2MRV from April 27 to May 3. Activity will be on 40 to 10 meters using CW and RTTY. QSL via JA1HGY. LAKSHADWEEP ISLANDS, VU7. Krish, W4VKU will be QRV as VU7KV from Kavaratti Island, IOTA AS-011, from May 2 to 5. Activity will be on 80 to 10 meters using SSB and some RTTY. QSL to home call. INDONESIA, YB. A group of operators are QRV as YE8B from Banggai Island, IOTA OC-208, until May 2. They are active on 80 to 10 meters using CW, SSB, and RTTY. QSL direct via YB8BRI. SOUTH SUDAN, Z8. Olli, OH0XX is QRV as Z81X from Juba. Of late, he has been active on 17 and 15 meters using CW.
ARRL DX BULLETIN - Nº 17/13 ATE 25-04-2013 (FONTE: http://www.py2kp.com/arrl.htm )
Página 7
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11
ENCONTRO RODADA APERITIVO
DA FRATERNIDADE
Os coordenadores da Rodada Aperitivo da Frater-nidade, convidam os colegas radioamadores a participarem de seu encontro anual, este já co-memorando 13 anos de atividades.
O encontro se realizará no dia 04 de maio no Grê-mio Expedicionário Sargento Geraldo Santana, na Rua Luiz de Camões, sob nº 337 – Bairro Santo Antônio, na cidade de Porto Alegre a par-tir das 10hs. Neste local haverá almoço aos par-ticipantes no valor de R$16,00, sendo este um buffet variado a cargo do Restaurante Mont Blanck. O Estacionamento é coberto e totalmen-te gratuito. A coordenação do encontro esta a cargo do co-lega Paulo Breyer, PY3FY. Informações do Buf-fet podemser obtidas através do telefone 51- 32237581. Maiores informações sobre o evento ligar para o colega Chico, PY3XUI para os tele-fones 51-9221.8458, 8439.5384 ou 9150.8888. Participe.
VAMOS AO TEATRO?
‘Landell de Moura, o Incrível Padre Inventor’,
retorna dia 26 de abril no Teatro de Câmara
A aplaudida saga do padre inventor ganha temporada no pró-ximo dia 26 de abril, sexta-feira, às 21h, no Teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre. Dirigido por Camilo de Lélis, “Landell de Moura - O Incrível Padre Inventor” é uma homena-gem da Cia. Teatral Face & Carretos ao padre Roberto Landell de Moura, pioneiro nas transmissões da voz humana por meio eletromagnético, sem o uso de fios, considerado Herói Nacio-nal.
No local, o público também poderá apreciar a exposição que registra fatos da vida e as obras do visionário cientista gaú-cho. A mostra apresenta nove painéis e uma réplica do Trans-missor de Ondas (patenteado pelo padre-cientista, nos EUA, em 1904), obra concluída em maio de 2004 pelo gaúcho Marco Aurélio Cardoso Moura. O acervo integra o Memorial Landell de Moura, pertencente ao pesquisador Ivan Dorneles Rodri-gues, criado com o intuito de preservar a memória do ilustre inventor brasileiro, Pioneiro das Telecomunicações, Patrono dos Radioamadores do Brasil e, recentemente, sagrado a He-rói da Pátria.
A peça tem duração de 1h20min. O valor da entrada corresponde a R$25,00 com desconto de 50% para Clube do Assinante ZH, idosos, estudantes, profes-sores e classe artística. Radioamadores associados à LABRE/RS têm desconto de 20% + acompanhante. Ingressos no local, 2 horas antes do início da peça. A classificação indicativa é de 12 anos. (vide anuncio na capa do QTC)
Os associados da LABRE/RS recebem desconto de 20% para participarem deste curso
A Diretoria Social da LABRE/RS comunica aos colegas radioamadores que estará desativando o email boletim.labrers@gmail.com nas próximas semanas. Informa ainda que qualquer colaboração, sugestão ou informação relacionada ao QTC falado ou ainda para o QTC em seu formato boletim digital poderão ser envia-das para qtc@labre-rs.com.br.
Informamos ainda que foram descadastrados 234 e-mails que estavam retornando repetidamente e sema-nalmente como destinatário não encontrado. Se algum colega que habitualmente não receber o boletim digi-tal, em virtude da exclusão de seu e-mail, poderá soli-citá-lo novamente inclusão através do email qtc@labre-rs.com.br. Através deste e-mail também, poderá ser solicitada a inclusão para recebimento regular do bole-tim por outros colegas radioamadores.
ATIVIDADES
Na semana que passou, a comunidade contesteira esteve participando
do CQMM. Entre nossos associados, participaram o Machado
PY3CAL, O Barros PY3UA e o Claudio PY3OZ, operando PR3A na
categoria SOSB/15HP. A operação aconteceu na “Galpão station”,
utilizando antena direcional mono banda, construída a poucos dias
pelo Claudinho. O resultado foi muito bom. Parabenizamos ao Claudinho
por mais esta brilhante participação. Durante a operação o
DARCY, PY3GAD, presidente da USRA, esteve visitando o Claudinho.
AGENDA DA USRA
Os sócios da USRA estão sendo convocados para a reunião Ordinária
de Assembléia Geral que acontecerá no dia 18 de Maio, em primeira
chamada as 10 horas da manhã. Os membros do Conselho Fiscal,
estarão reunidos na manhã do próximo dia 4 de Maio, quando examinarão
os documentos da tesouraria que serão apresentados na Assembléia
Geral ordinária.
Os colegas que praticam radioamadorismo competitivo, estarão em
atividade, neste final de semana, participando do Concurso Brasília,
ano 53, na modalidade fonia.
Espero encontrá-los nas bandas!
INSCRIÇÃO PARA AS PROVAS
No dia 25 de Maio acontecerá em Santa Maria, provas para ingresso
e promoção ao radioamadorismo. Todo brasileiro, maior de 10
anos pode ser radioamador. A USRA, na pessoa de nosso colega
Freddy - PY3YD, convida a todos os interessados para realizarem
suas inscrições, até o dia 14 de Maio. As provas serão realizadas
no Auditório da brigada Militar em nossa cidade. Todos os interessados
em fazer suas inscrições, devem entrar em contato com o
Freddy, via e-mail: freddy@gearas.org.br Aos sábados, durante o
expediente da USRA, os interessados podem ter acesso a maiores
informações e preencher a ficha de inscrição, além de conhecer
nossa sede social.
Visite-nos na Venâncio Aires, 2025 – terceiro andar .
RODUSRA
A Rodada vai ao ar, de segunda a sexta feira na às 20 horas, na banda
de oitenta metros, em 3,770 MHz. Participe, faça amigos, pratique
radioamadorismo e fique bem informado.
Notícias, atualidades e interatividade
é no BLOG DA USRA.
Matéria enviada por Paulo, PY3PA
NOTICIAS
DA
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11 Página 8
No último final de semana, dias 20 e 21 de Abril, o PX PY Clube de
Caxias do Sul participou com uma estação de rádio no 14° Acampamento
de Integração das Tropas Escoteiras do 26° Distrito de
Caxias do Sul.
O evento foi realizado no Clube Parque das Águas na cidade de
Farroupilha e participaram 200 escoteiros de grupos das cidades
de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Lajeado com a supervisão
de 50 adultos chefes escoteiros e pais.
O PX PY Clube de Caxias do Sul foi representado pelos membros
do clube PY3EN Edson, PY3SG Adair, PY3ML Marcelo, PU3NFM
Nelson e PY3IT André que receberam as visitas de PY3AT Vagner
de Carlos Barbosa e PY3NE Nédio e sua cristal de Caxias do Sul
na tarde de Sábado. O projeto e instalação do sistemas de antenas
foram realizados pelo PY3EN Edson.
Nos dois dias de atividades escoteiras, foram realizados vários
QSOs divulgando o evento e as atividades dos grupos pertencentes
ao 26° Distrito Escoteiro de Caxias do Sul e também uma participação
no Concurso Manchester Mineira.
Um fato interessante é que no lugar do evento não havia recepção
de telefone celular e a única forma de contato era através da estação
de rádio do PX PY Clube. A estação de rádio foi utilizada para
chamar uma ambulância para prestar socorro a um escoteiro que
sofreu um pequeno acidente.
Matéria enviada por André, PY3IT
LEGISLAÇÃO
O Art. 48 do Regulamento do Serviço de Radioamador,
diz: A estação repetidora poderá transmitir unilateralmente,
sem restrições de tempo, nos seguintes casos:
I – Comunicação de emergência;
II – Transmissões de sinais ou comunicados para a medição
de emissões, observação temporária de fenômenos
de transmissão e outros fins experimentais autorizados
pela Anatel;
III – Divulgação de boletins informativos de interesse dos
radioamadores;
IV – Difusão de aulas ou palestras destinadas ao treinamento
e ao aperfeiçoamento técnico dos radioamadores.
Página 9
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11
O Rádio Clube de Pelotas, foi fundado no dia dez de março de 1980, atualmente localizado na sala 10 do Terminal Rodoviário de Pelotas, comemorou este ano seu trigésimo terceiro ano de atividades radioamado-rísticas, tem sua página na internet ( www.radioclubedepelotas.org ) ou seu blog (www.radioclubedepelotas.blogspot.com.br ). O RCP tem como seu atual Presidente PU3PRS – Pau-lo Rogério Salagnac e conta com uma diretoria dedi-cada a tudo que envolve o radioamadorismo, e que convida a todos que queiram participar de nosso con-vívio e hobby que aos sábados a partir das 14:00h todos amigos estão convidados para tomar aquele cafézinho e encontrar a turma “macanuda” para uma boa conversa e troca de informações técnicas. Falan-do em informações técnicas o RCP tem promovido em relação aos concursos de entrada e promoção de classe, curso de telegrafia via repetidora (145.480) além de empréstimo de manuais de ética operacional e de Técnica operacional e Legislação, aos sábados cursos e palestras sobre antenas, perda em cabos coaxiais e acopladores, além de outros assuntos per-tinentes a nossa atividade, esses cursos tem sido mi-nistrado conforme foto pelo PY3ARS – Jocarli (prof. no IFSUL–Pelotas) .
Entre outras atividades tem promovido no último sá-bado de cada mês um almoço de confraternização com o objetivo de festejar os aniversariantes do mês, a reunião não é só para sócios mas também para ini-ciantes e convidados (foto abaixo). No blog do RCP você poderá ver as atividades que visam propiciar um leque de montagens aos experimentadores, como o receptor de imagens dos satélites meteorológicos NOAA, circuitos PLL digitais e outros, não deixe de participar. Não devemos esquecer que somos radioa-madores e as montagens nos propiciam um maior conhecimento daquele hobby que escolhemos. Nos procure para qualquer dúvida. Repetidora do Rádio Clube a repetidora dos amigos.
Artigo escrito e editado por PY3YJU – Julio César, secretário e mantenedor do blog do nosso Rádio Clu-be de Pelotas.
RÁDIO CLUBE DE PELOTAS
O RÁDIOAMADORISMO EM AÇÃO
SOBRE O QTC DA LABRE/RS
A LABRE/RS lembra que o boletim falado, o QTC da Labre/RS, é transmitido aos sábados na banda de 40m em 7.155khz às 13:30hs, na Banda de 80m em 3.760Khz (80m) às 19:00hs, e na Banda de 10m em 28.304khz às 20hs. Em VHF em alguma repetidora da região da Grande Porto Alegre que estiver disponível, às 18:00hs.
No interior do Estado o QTC é transmitido pelas repetidoras de IJUI -145.380 (-) ou 147.280(+). E pela repetidora do Radio Clube de Pelotas em 145.480 (-) às 18hs e pela repetidora de Rio Grande em 145.410 (-) as 20hs esta transmissão é simultânea com a transmissão na Banda de 10m.
Via ecolinck nas salas LIBERDADE, BRASILIA DF, CANOAS-RS, BENGO JAPAN e GAUCHO LINKS.
Desde já agradecemos a colaboração dos colegas na leitura do QTC da Labe/RS, na difusao de informações do radioamadorismo.
Também aos colegas interessados, existe uma edição em formato digital enviado aos radioamadores cadastrados, somente após as leituras via rádio. Aqueles que ainda não recebem poderão solicitar o mesmo, bastando para tal que enviem uma mensagem para o seguinte e-mail: qtc@labre-rs.com.br .
Este boletim poderá ser enviado para qualquer colega, radioamador ou não, apreciador do radioamadorismo, mas sempre indicando a sua origem.
Algumas informações e/ou imagens aqui apresentadas são oriundas da web, onde são citadas, sempre que possível, suas fontes de consulta.
A Labre desde já agradece a atenção e o interesse dos colegas radioamadores.
Este boletim foi elaborado pelo Departamento Social da Labre/RS com a colaboração de colegas radioamadores e radioclubes do interior do Estado.
Diretoria social
A LABRE/RS comunica aos associados em dia com a tesouraria que já está em funciona-mento os convênios firmados com a advogada Simone krainovic Vitorino e com a cirurgiã-dentista Suiane Giordani. Maiores informações na secretaria da LABRE pelo telefone (51) 3368-3972.
Dra. Suiane Giordani - Cirurgiã-dentista e Ortodontia. Av.Otto Niemeyer,3485 – Cavalhada. Atende com hora marcada. Telefone (51) 3241-0001 e celular (51) 9324-9112. e-mail: suianeg@gmail.com
Dra. Simone Krainovic Vitorino Advogada causas cíveis e trabalhistas. Hora marcada pelo celular (51) 9342-8852 .
CONVÊNIOS
Página 10
QTC LABRE/RS - 27/Abril a 03/Maio de 2013 - Edição nº 11
TORNE-SE UM ASSOCIADO Você colega radioamador, gostaria de contribuir para o crescimento do radioamadorismo no Brasil? Então, associe-se a LABRE. A LABRE é a única representante do radioamadorismo no Brasil para o mundo e que tem grande interesse em divulgar as atividades dos colegas, seja ela através de seus sites, de seus boletins e ainda na participação efetiva de concursos para radioamadores. E aqui no Sul, temos a LABRE/RS. A LABRE/RS quer fazer o radioamadorismo crescer, temos muitas atividades para colocar em pratica, mas para tal necessitamos da sua ajuda. ASSOCIE-SE. Envie-nos um e-mail perguntando como, labre-rs@labre-rs.com.br ou através do nosso telefone (0xx51) 3368.3972 LABRE/RS –NO RADIOAMADOR LIGADA

INFORMATIVO


Informativo Radioamadoristico     
Editado por: Mário Keiteris - PY2MXK: http://Qsy.to/py2mxk
MEGA SITE DE RADIOAMADORISMO DO Leo - PY2MOK
SITE DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE RADIOAMADOR
BAZAR DO RÁDIO
SITE DOS LIVROS DE RADIOAMADORISMO DO Mário PY2MXK
Mega Site de Radioamadorismo (100 temas diferentes):
http://py2mok.R8.org
solicitações, informações ou criticas clique aqui: py2mxk@yahoo.com.br
Linha de produtos NOVOS e permanentes do Bazar do rádio:
O Léo PY2 M O K domina a tecnologia do transistor, do circuito integrado e da válvula!   Técnico especializado em transmissão e radiofreqüência.
HUMOR
COLUNA DO MÁRIO KEITERIS - PY 2 M X K
 Radioamador veterano e Escritor  
 RADIOAMADORES NO FURACÃO CHARLEY, NA FLORIDA U.S.A. Autor do artigo: Mário Keiteris- PY2 M X K    -     Radioamador Veterano e Escritor               Abril/13
A abertura da temporada de furacões é agora, e as equipes de emergência podem ser tão vulnerável ao tempo, como o resto de nós.        Quando essas equipes não podem se comunicar através de meios normais, os operadores de rádio amador entram em cena. Na Flórida, a Rede de Emergência Amadora Metodista - conhecido como Rádio AMEN - vai um passo além, conectando profissionais da área médica com aqueles que precisam de ajuda imediata no campo.
Quando o furacão Charley atingiu a Flórida, a Rádio AMEN foi uma resposta às orações de muitas vítimas da tempestade.         Num furacão você está perdido, basicamente.     Porque você não sabe para onde correr, você não sabe o que fazer, você não consegue falar com ninguém. "           Quando a polícia estava no rescaldo do furação Charley estava permanentemente conectada com a estação de rádio amador na sede da Igreja Metodista Unida, no centro da Flórida que muito ajudou com comunicações de emergência e os esforços de socorro.       Cisse Anne Burkholder no Florida Conference, United Methodist Church: "Quando as pessoas não podem se comunicar uns com os outros, existe uma verdadeira sensação de isolamento. E isso aumenta muito o medo. "         Agora os operadores de rádio Metodista Unida está planejando uma missão para salvar vidas, trabalhando com a Universidade do Sul da Flórida para fornecer ajuda médica sobre as ondas. Eles viram o quão importante pode ser depois de um furacão atingir Honduras.      Judy Keats da Universidade do Sul da Flórida: "Nós tínhamos um médico missionário lá que queria consultar com um médico especialista, e ele era um operador de rádio amador, mas ele não tinha meios de encontrar um médico no setor de traumatologia."          Os médicos serão capazes de fazer logon pelo computador de suas casas ou escritórios, e conselhos médicos através da rede de operadores de radioamador.       O reverendo Tom Norton no Florida Conference, United Methodist Church: "Se você é a pessoa que está ferida no campo e ter uma pessoa de pé junto de você que poderia realmente ajudá-lo, mas lamentavelmente não sei como, mas entrando em contato pelo rádio essa pessoa poderá entrar em contato com um técnico de saúde que não sabe como, mas ele pode salvar sua vida. "      Os operadores de rádio AMEN dizem que esperam ser uma tábua de salvação médica em desastres futuros.        Há sempre uma grande necessidade de mais operadores de rádio amador.        Para mais informações, entre em contato com Rádio AMEN em:
   
Autor do artigo: Mário Keiteris - PY2 M X K
Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial       
73 do Mário PY2 MX K
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DO MEU LIVRO EM FORMATO DIGITAL DE LIVRO ELETRÔNICO DE "EBOOK", A TODOS OS INTERESSADOS INTITULADO :
RADIOAMADORISMO : HOBBY? OU CIÊNCIA !
CLICA AQUI :  http://Qsy.to/py2mxk
            NOSSO   INFORMATIVO   É   NOTICIA    
      BASES DO "THE DAY OF YLs 2013"
As mulheres radioamadoras do mundo inteiro (YLs) também tem seu dia para comemorar, e este ano a celebração será no dia 18 e 19 de maio. Esta é a terceira vez no mundo que é organizado, e que elas são as protagonistas indiscutíveis, acontece de que os homens (OMs), também estão convidados a participar. Será uma reunião mundial no ar de um fim de semana.      Anime-se e participe vale a pena.
Organizadoras: Carine F5ISY, Sandra HK3JJB, Petra DF5ZV, Katie WY7KRA, Dunia EA8MT, Helga IN3FHE.
Objetivo deste dia : Proporcionar as atividades das YLs de todo mundo.
Período : 18-05-2013 06h00 UTC a 19-05-2013 18h00 UTC
Bandas : 3,5 - 7 - 14 - 21 - 28 MHz e pela primeira vez também em VHF porem fora das repetidoras,
Para ajudar os participantes a encontrar-se uns com os outros, é proposto usar freqüências +/- 10 kHz desde as seguintes freqüências centrais :
Modos : CW, SSB, RTTY
CW : 3.533, 7.033, 14.033, 21.033 y 28.033 MHz
SSB : 3.733, 7.133, 14.213, 14.240, 14.300, 21.233, 21.400 y 28.433 MHz
RTTY : 3.588, 7.044, 14.088, 21.088 y 28.088 MHz
Intercâmbio : RS(T) + YL/OM (ex. 59(9)+ YL/OM)
A mesma estação pode ser trabalhada uma vez em cada banda e modo.
Diploma : Será ofertado um diploma para todos os participantes (SWLs incluídos) que hajam contatado com e  ou escutado a YLs, com um mínimo de 33 pontos (archivo pdf):
Para OM / YL 2 pontos
Para YL / YL 3 pontos
Para YL / OM 1 ponto
Logs : Enviar pôr email a f5isy [at] orange.fr ate o dia 26-06-2013.
Título do email: indicativo + OM/YL + número de YL contatadas + número total de QSO
Programa de log : http://f1agw.free.fr/AGW_YL/AGW_YL.htm
Mais informações nos caminhos abaixo :
http://www.qrz.com/db/F5ISY 
http://www.facebook.com/group.php?gid=115349598506734
CURIOSIDADE : QUANTO PESA UMA NUVEM ?
Quando Peggy LeMone, investigadora do Centro Nacional de Investigação Atmosférica (NOAA)
(sigla em ingles), estudava na universidade, um amigo lhe fez esta mesma pergunta.        Agora já como profissional, LeMone tomou a tarefa de responde-la.            Fazendo todos os cálculos para saber a densidade de uma nuvem, descobriu-se que uma nuvem esponjosa e normal possui uma densidade media de ½ grama pôr metro cúbico.   Para calcular o peso total da nuvem LeMone analisou um pequeno cumulo típico, que tinha um kilometro de diâmetro pôr um kilometro de altura, equivalente 1000 metros de largura pôr 1000 metros de altura.
Isto equivale a dois milhões de metros cúbicos, que multiplicados pôr 0,5 grama, dão o resultado de 500 mil milhões de gramas de água.         Isso tudo representa um montão de peso, assim sendo, LeMone sugeriu coloca-los em termos mais familiares, ou seja comparando com elefantes.
Uma nuvem pequena de um kilometro de diametro pôr um kilometro de altura pesa tento quanto 100 elefantes.
 +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 
VOCÊ PÔR ACASO SABE O QUE É UM TORNADO ?
Os tornados ocorrem em todos os continentes da terra, porem são mais comuns na Austrália e nos Estados Unidos.         Um tornado é uma coluna de ar em rotação violenta unida a uma nuvem tormentosa (cúmulos nimbos).           Obseva-se quase sempre como uma nuvem em forma de funil.        Seu vértice usualmente tem um diâmetro de varias centenas de metros e desenvolve ventos da ordem de 150 400 kilometros por hora.             Devido a dinâmica de sua formação, o centro do funil caracteriza-se pôr ter uma pressão bastante baixa. A direção de translação esta governada pelo movimento da nuvem mãe porem, na superfície da terra, o seu movimento é imprevisível, errático e salteado.
VOCÊ  ESTA PÔR UM ACASO PREPARADO A ENFRENTAR UM TORNADO ?
Não.    Anote alguns conselhos para a sua localidade em caso de tornado.        Mantenha sempre preparado um plano de emergência.         Identifique um local donde os membros de sua família podem reunir-se se um tornado esta dirigindo-se para a sua localidade.            Pode ser um sótão, porem se não houver sótão, o vestíbulo ou um corredor central, o banheiro ou um closet no piso inferior.         Mantenha o local limpo de objetos.     Se pôr acaso você esta em um edifício alto, talvez não tenha tempo para dirigir-se  ao piso térreo.            Escolha um vestíbulo ou um corredor na parte central do edifício .               Tenha sempre como prevenção uma caixa com auxílios de primeiros socorros, e medicamentos essenciais, rádio portátil a pilha, lanternas, pilhas extras, comida e água engarrafada para alguns dias.        Também inclua uma lista de instruções escritas sobre como desconectar os serviços públicos do seu lugar.              Comente periodicamente com sua família, e as vezes simule um exercício de sobrevivência para que todos saibam o que fazer num evento de tornado, é interessante estar preparado mesmo em locais onde não ocorrem estes eventos, porem o mesmo pode ocorrer esporadicamente em qualquer lugar do globo terrestre.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
CONCURSO DXCB OM 2013
Dia 05 de Maio, quando se comemora o dia das comunicações, o DX Clube do Brasil promoverá o "CONCURSO DXCB OM 2013", das 00:00 hs do sábado, dia 4 de Maio, até as 23:59 hs do domingo, dia 5 de Maio de 2013.
Todos os participantes receberão por e-mail um diploma de participação, independente de quantos registros tenham enviado para a organização do evento.
Os três primeiros colocados com as melhores pontuações receberão prêmios do DXCB.
Os prêmios serão definidos pelo Conselho Executivo e divulgados no site do clube e nas listas Radioescutas e DXCB até a data de início do concurso.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ARGENTINA LANÇA SEU SATÉLITE RADIOAMADOR    CubeBug-1

Esta previsto de que será lançado no dia 28 de abril de 2013 o satélite de radioamador Argentino CubeBug-1 com repetidor “full-duplex” em 437 - 445.          Este satélite teve adiado o lançamento diversas vezes que seria na Rússia.          Agora já esta reservado o lugar em um propulsor chinês o Long March CZ 2D, com previsão de lançamento para o dia 28 de abril de 2013, que partirá de Jiuquan Space Center, no deserto de Gobi a 1600 kilometros de Beijing, China.

Perguntar não ofende: alguém saberia me dizer como anda o satélite de radioamador brasileiro ?+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ NOVOS SATÉLITES DE RADIOAMADOR NO AR
17-04-13 - Em Orbita - PhoneSats V1a,v1b,v2a
19-04-13 - Em Orbita  - Ossi-1 , BeeSat 2/3 y SOMP
23-04-13 - Em Orbita ESTCube-1
Lançamento 25-04-13  - TurkSat-3Usat, CubeBug-1 y NEE-01
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Casa do Radioamador de Ribeirão Preto              Estação: PY2KAR Freqüência: 146.670         SubTon   82.5 http://www.casadoradioamador.org.br. QTC CRRP 01/2012  38.778 contatos em 76 paises
http://www.casadoradioamador.org.br/docs/qtc/201109_QTCCRRP.pdf  Esta edição esta com tiragem de
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
COLUNA DO LEO PY2MOK NA RÁDIO APARECIDA
RADIOAMADORISMO NA RÁDIO APARECIDA
A Coluna do LEO PY2MOK pode ser ouvida  no Programa Encontro Dx de Cassiano Macedo  &  J. Moura,  nestas freqüências de ondas curtas da Rádio Aparecida com cobertura nacional e no estrangeiro, em aproximadamente 100 paises. www.radioaparecida.com.br/aparecidaOC
Ouça o Áudio da Coluna do Leo PY2MOK no Programa Encontro Dx
Arquivos de áudio: ouça as gravações das Colunas do LEO  PY2MOK nos Programas     Encontro Dx                                 clique aqui e ouça os arquivos de áudio-radioamadorismo
O  RADIOAMADORISMO TEM ESPAÇO NA RÁDIO   EBAMIX            .     A      coluna do  Leo  na Rádio EBAMIX, com espaço permanente,  Ouça todos os sábados as 12:30 horas e todos os domingos as 11,00 hs. em:     http://www.ebamix.com.br/   O programa  pode ser ouvido somente pela internet, no horário da transmissão, todos os sábados as 12:30 horas, e as 11:00 horas do domingo no site da  Rádio Ebamix em:  http://www.ebamix.com.br/    ou http://www.ebamix.com.br/ebamix3/index.php/programacão          A Rádio EBAMIX tem cobertura nacional e internacional através da Internet.
"Microfones KBS NOVOS direto do fabricante"
Microfones KBS   a venda
    KBS 2500         KBS3500      KBS 4000    KBS 9000
 A VENDA
com:
LEO - PY2MOK .
Microfones direto do fabricante.
Pague inclusive parcelado no seu cartão de crédito.
  • Microfone KBS 2500  =  mike de ganho com cápsula dinâmica
  • Microfone KBS 3500  =  mike de ganho + vox e cápsula dinâmica
  • Microfone KBS 4000  =   mike de ganho com equalizador de som
  • Microfone KBS 9000  =  mike de ganho com Eco
Mic KBS para transceptores de radioamador ou faixa do cidadão =  compatível para: HF - VHF - PX - já vai com o conector para seu rádio!
Fotos e detalhes em:
ou
Contatos e pedidos de microfone em:
SITE DOS LIVROS DE RADIOAMADORISMO DO Mário Py2mxk
 clica aqui:   qsy.to/py2mxk