quarta-feira, 27 de maio de 2009

MEGA SITE DE RADIOAMADORISMO DO LÉO PY2 MOK

Informativo Radioamadorístico
Editado por: Leonas Keiteris - py2mok (webmaster)
MEGA SITE DE RADIOAMADORISMO DO Leo - Py2mok
SITE DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE RADIOAMADOR
BAZAR DO RÁDIO
Mega Site de Radioamadorismo (80 temas diferentes):
http://py2mok.R8.org

Bazar do Rádio Internet
http://bazardoradio.R8.org
No Bazar do Rádio, NOVOS itens disponíveis nesta semana, para vender:

FT101ZD yaesu Transceptor HF- venda gerenciada: Leo Py2mok
FT101F - yaesu - Transceptor HF - venda gerenciada: Leo Py2mok
Ranger RCI 2970 - Transceptor Fqaixa do Cidadão - venda gerenciada: Leo Py2mok
Texas Star - Amplificador de potencia de RF faixa cidadão- venda gerenciada: Leo Py2mok
IC 725 Icom - HF - banda corrida- venda gerenciada: Leo Py2mok- venda gerenciada: Leo Py2mok
Astatic 811 microfone dinâmico vintage - venda gerenciada: Leo Py2mok
Microfones PTT de mão - cápsula dinâmica NOVOS - : Leo Py2mok
Cabos alimentação: Kenwood, Yaesu, Icom - rádios HF - cabos DC 13volts NOVOS
Microfones KBS 2000 ou KBS 3000 ou 7000 KBS 9000 NOVOS
JÁ VENDIDO ESTA SEMANA:
IC 725 Icom - HF - banda corrida - já vendido - venda gerenciada: Leo Py2mok
http://bazardoradio.R8.org

Formulário de pedido de seu anúncio-clica aqui

Linha de produtos NOVOS permanentes do Bazar do rádio:
Microfones de mesa KBS2000 e KBS2500 e KBS3000 e KBS 9000
Válvulas termiônicas novas: ---- 6JB6 -- 12by7 --- 10BQ5
Cabos alimentação 12 volts radios HF= kenwood, Yaesu, Icom - foto dos cabos
Formulário de pedido de anúncio-clica aqui
Ou envie seu equipamento em consignação para o Leo-Py2mok administrar a sua venda=Venda Gerenciada

O Léo Py2mok domina a tecnologia do transistor, do circuito integrado e da válvula! Técnico especializado em transmissão e radiofreqüência
Sobre manutenção de transceptores - clica aqui


HUMOR
Charge animada:
CPI Petrobras
Clique aqui para ver a charge animada




Testemunho do Bazar do Rádio
http://bazardoradio.r8.org


Email que recebi de: Rubens Anselmo A. de Lima PY2LJV (maio/2009)Email de PY2LJV:venho aqui com maior prazer do mundo, em dar o meu testemunho para uma pessoa muito especial e com uma educação admirável .....Comprei pela primeira vez, um IC718 em estado de zero, chegou tranqüilo conforme o combinado, rádio foi muito bem embalado...Resolvi comprar a segunda vez, por causa do excelente atendimento do Léo, é uma pessoa que tem uma paciência danada em conversar e explicar os detalhes tim por tim, foi isso que me chamou muita atenção...Espero mais vezes negocia-lo contigo, pessoa sincera, honesta e de muito caráter pois, essa pessoa se Chama: Leonas Keiteris NetoLéo, parabéns pela pessoa que vc é, continue sempre assim, com essa humildade e paciência, vc é muito profissional na área que vc tanto ama, parabéns novamente!!!OBS: O IC725 chegou conforme o combinado, rádio e perfeitissima condições, sem detalhes, essa foi a minha segunda compra de muitas que virão por aí meu amigo, se assim me permita de chama-lo....Obrigado!Meus fraternos abraços de PY2LJV-----Rubens Anselmo Alves de Lima


Plantão - Congresso ABERT
Radiodifusores querem mais proteção contra interferências do PLC
Por Lúcia Berbert
21 de maio de 2009
A regulamentação do PLC (Power Line Communication), serviço de banda larga por rede elétrica sofreu críticas hoje no 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em Brasília.
Engenheiros especialistas afirmaram que o serviço interfere nas transmissões de rádios de Ondas Médias e Ondas Tropicais, podendo prejudicar também as transmissões de TV aberta.
Já a representante da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Diana Tomimura, disse que a agência absorveu as experiências de outros países, estabelecendo regras preventivas para limitar potências e faixas de exclusão. Ela disse que o sistema está em operação experimental desde 2006, em Porto Alegre, sem que tenham sido registrados problemas de convivência entre os sistemas, mesmo usando equipamentos de PLC de 1ª geração.
O engenheiro da TIM, Sérgio Neiva, relatou os testes feitos com a tecnologia em Goiânia no ano de 2006, com a participação da Anatel. Ele disse que os resultados comprovaram que o PLC promove interferência em transmissões de rádios em Onda Curta e que a radiação não intencional ultrapassa os níveis de segurança estabelecidos pela UIT (União Internacional de Telecomunicações).
Neiva, que participou dos testes como representante da Abert, reconheceu que os equipamentos usados eram de 1ª geração e que novos experimentos devem ser feitos com os aparelhos mais avançados, que já dispõem de filtros, o PLC 2.
O engenheiro Flávio Archangelo, da Universidade Metodista, disse que o PLC interfere devido a sua própria estrutura da rede elétrica, fios não isolados e ligações clandestinas (gatos), além de o serviço ser prestado de forma permanente.
Ele defende a inclusão das faixas de Ondas Tropicais e Ondas Médias entre as protegidas pela regulamentação, que, atualmente, só atende as faixas usadas pelas Forças Armadas e Radioamadores.
E a criação de um grupo de trabalho para trocar informações sobre interferências.
“Mais de 140 concessões de radiodifusão em ondas curtas e ondas tropicais ficam ameaçadas com a proposta do PLC”, adverte.
A gerente de Engenharia da Rede Globo, Ana Eliza, disse que testes realizados no Canadá comprovaram a interferência do PLC no sinal de televisão. Ela defende a exigência, pela Anatel, de certificação dos equipamentos a serem utilizados no serviço.
O uso comercial do PLC, embora já regulamentado pela Anatel, ainda depende da aprovação de regras pela Aneel - (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A matéria já esteve em consulta pública e o parecer final deve ser votado até julho. <


ABERT diz que PLC afetará serviços de rádio


Quinta-feira, 21 de Maio de 2009, 23h15
A entrada das distribuidoras de energia no mercado de banda larga, com a regulamentação do uso do PLC (Power Line Communications), conquistou novos rivais: as emissoras de rádio. A Abert alega que a oferta de internet via rede elétrica causará sérias interferências na radiodifusão, especialmente nas rádios que operam em ondas médias e tropicais. Em debate realizado nesta quinta-feira, 21, no Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado pela Abert, técnicos apresentaram testes demonstrando a interferência do novo serviço e cobraram da Anatel medidas mais fortes para proteger as emissoras.
Com base em análises feitas em Goiânia em 2006, o engenheiro Sérgio Neiva avaliou que os equipamentos usados na oferta de PLC podem causar problemas na recepção de rádios que estejam a até 15 metros de distância dos computadores conectados. Segundo Neiva, os equipamentos usados não permitiram a ativação de filtros nem a modulação da potência, conforme prometiam os fabricantes. Flávio Archangelo, também especialista na área, reforçou essas constatações ao mostrar testes em outros países que fizeram testes onde as emissoras de rádio sofrem fortes interferências por conta da oferta de banda larga via rede elétrica.
"O PLC é o típico caso de tecnologia que, se analisado em linhas gerais, conquista a nossa simpatia", afirmou o analista. "Mas se analisarmos melhor a tecnologia, infelizmente vamos encontrar algumas incongruências", complementou.
Para evitar os efeitos nocivos constatados, Archangelo sugeriu que a Anatel inclua as faixas destinadas à radiodifusão que se cruzam com o PLC na lista de proteção contra interferências. Na regulamentação aprovada pela Anatel, apenas as faixas usadas pelas Forças Armadas e por radioamadores estão salvaguardadas contra a atuação do PLC.
O especialista sugeriu ainda a criação de um grupo de trabalho para que os radiodifusores possam trocar idéias sobre o assunto.
Sem problemas.
As reclamações das emissoras, no entanto, foram contestadas pela Anatel. A especialista em regulação Diana Tomimura, que participou da produção do regulamento, contou que testes mais recentes realizados pela agência não comprovaram a inexistência de interferência gerada pelo PLC.
As análises foram feitas pelo CPqD em Campinas (SP) no ano passado e, segundo a especialista, os equipamentos permitiram a ativação dos filtros e a modulação da potência. E, com esses instrumentos em funcionamento, não foi percebida interferência alguma. "A gente usou inclusive um televisor e não constatou nenhum impacto."
Diana admitiu que os testes de 2006 com equipamentos de 1ª geração foram problemáticos e, por isso, a agência não regulamentou o serviço naquele ano. Agora, com sistemas de 2ª geração, a performance do PLC teria melhorado muito e mitigado os problemas.
Outra providência tomada pela agência foi a limitação do uso efetivo da faixa destinada a este serviço. Apesar de a faixa ir até 85 MHz, a Anatel limitou a oferta até 50 MHz, criando uma zona de proteção para a radiodifusão, que opera nas frequências mais altas. De acordo com a técnica, experiências observadas em Porto Alegre mostraram, inclusive, que o PLC não tem interferido nas Forças Armadas, que ocupa a maior parte da faixa. Novas licenças.
Coincidentemente, ao mesmo tempo em que as emissoras discutiam os problemas do PLC, o Conselho Diretor da Anatel concedia uma licença de operação de SCM para a CelgTelecom, subsidiária da distribuidora de energia de Goiás que atua na área de telecomunicações. A licença de SCM é necessária para a oferta de PLC e a Celg faz parte do grupo de empresas do setor elétrico que vêm testando a tecnologia há alguns anos.
Outra concessionária de energia que já anunciou sua entrada no mercado de banda larga em 2009, a Copel, obteve hoje uma licença para a oferta de STFC.
A Anatel não prestou maiores esclarecimentos sobre os planos de atuação da Copel Telecomunicações na área da telefonia fixa, mas vale lembrar que qualquer empresa pode obter licença para atuar, em regime privado, neste ramo desde que comprove competência técnica para tal.
Mariana Mazza
Boletima da AESP de hoje, 21/05/2009.





Excelente Filme sobre radioamadorismo - musicado

Assista o ótimo filme em:
http://www.youtube.com/watch?v=varHL752Odk



“ OUÇA gravação da Coluna de Radioamadorismo na Rádio Aparecida.”

"Coluna de radioamadorismo em Rádio Broadcast, com espaço permanente.”
Ouça a coluna de radioamadorismo que foi ao ar clicando no link a seguir:
Ouvir: Programa Encontro Dx - inteiro - 23/maio/2009 - na Rádio Aparecida
Ouvir: Só a 3ª Coluna do Leo - Py2mok - 23/maio/2009 - na Rádio Aparecida
Tema: Fenômenos da Propagação-Livros Radioamadorismodo Mário Keitris - Py2MXK
Site da Coluna de Radioamadorismo do Leo-Py2mok na Rádio Aparecida em:
http://py2mok.assistencia-tecnica.net/radio_aparecida.htm
Programa Encontro Dx 23/maio/09
TEMA: "Fenômenos da Propagação e os Livros de Radioamadorismo do Mário Keiteris - PY2MxK”
Mário Keiteris _PY2MXK é conhecido escritor de livros radioamadorísticos e radioamador veterano seu site dos Livros esta em http://Qsy.to/py2mxk
Descrição do Programa: Encontro Dx Apresentação Cassiano Macedo e J. Moura: Programa mais tradicional do gênero, voltado para os rádio-escutas, que tem como hobby ouvir rádio de longo alcance. A Rádio Aparecida por causa disso é conhecida mundialmente e pode ser sintonizada em mais de 100 paises do mundo.
Rádio Aparecida
Programa Encontro DX
Apresentação: Cassiano Macedo & J. Moura
Sábado: dás 19:00 ás 20:00 horas
Coluna sobre radioamadorismo no rádio Brasileiro, uma vez por mês
Freqüências: 6.135 - 9.630 e 11.855 khz.

Atenciosamente
Leonas Keiteris - PY2MOK - LEO





Expedição a Ilha da Moela, costa do Guarujá, Baixada Santista, no Litoral de São Paulo

A APRE – Associação Paulista de Radioamadores, realizará no feriado prolongado de Corpus Christi (11, 12, 13 e 14 de Junho de 2009) uma expedição a Ilha da Moela, localizada a 6 Km da costa do Guarujá, Baixada Santista, no Litoral de São Paulo, com operação nos 4 dias citados acima.A Ilha da Moela é válida para o IOTA (SA 071), para o DIB (SP 06), para o DFB (SP 07) e para o ARLHS (BRA 043). A Expedição faz parte de um projeto de dimensões mais complexas, que consiste em colocar no ar todas as fortificações, ilhas e faróis do Estado de São Paulo.Serão trabalhadas as bandas de: 2, 6, 10, 12, 15, 20, 40 e 80 metros, exclusivamente em fonia, pois não teremos operadores aptos a enfrentar pile-ups em CW, pedimos desculpas antecipadas aos telegrafistas.O Time será composto por: PY2IAB, PY2OMT, PY2TLB, PY3NZ, PU2OVA, PU2TEA e PU2TJQ. O Manager da expedição será PY2OP.O Indicativo solicitado a ANATEL para a expedição é o PT2T, cujo processo já está encaminhado ao ER-SP.Será também uma oportunidade para os amantes do VHF, estaremos no ar em 2 e 6m disponibilizando para a comunidade radioamadorística o Grid GG65uw.Maiores informações podem ser obtidas através do website da expedição: www.apre.com.br/moela e pelo e-mail projetolitoral@apre.com.br Cabe destacar o importante apoio recebido da Marinha do Brasil, que nos possibilita a realização dessa expedição, além do apoio de PY1RO, de PT2OP, de PY2OP e de PY3NZ, que nos fornecem apoio com informações, detalhes técnicos e burocráticos sobre a ilha que abriga o mais antigo farol do Estado de São Paulo.3/Sempre Alerta!PU2TJQ - Thiago TeixeiraS.Bernardo do Campo - SPpu2tjq@apre.com.brhttp://www.apre.com.br/moela



RADIOAMADORES - NOVA FERRAMENTA PARA O APRS.


A Creative Services Software, Inc. (CSS) apresentará a todos os Radioamadores um novo programa para APRS na próxima semana na Hamvention em Dayton nos Estados Unidos. Este programa de computador, destinado a Radioamadores, proporcionará uma nova ferramenta para os utilizadores do APRS pois ele receberá sinais de DTMF e os converterá em sinais de Radio Pacote que serão transmitidos para a rede de APRS possibilitando aos utilizadores aparecerem nos mapas com sua posição geográfica. A versão beta será mostrada pela CSS na Hamvention e terá a supervisão de Bob Bruninga, WB4APR, no dia 15 de maio de 2009. Radio Spotter, como é conhecido em inglês, estará a disposição de todos no próximo semestre de 2009. Radio Spotter é o APRS via DTMF pois o Radioamador simplesmente digitará no teclado de seu HT ou de seu radio móvel as letras de seu indicativo e com isso todos os dados já aparecerão nas telas de computador de todos os utilizadores do APRS. Este serviço também ajudará a todos os radioamadores com mais possibilidades de utilização do sistema APRS pois será possível monitorar os equipamentos de APRS a distancia e com isso auxiliar em catástrofes e na descoberta de possíveis pessoas perdidas em locais onde tenham a cobertura dos links de APRS. O programa de computador Radio Spotter funciona com todos os sistemas operacionais do Windows. Pode ser instalado também em laptops e netbooks e necessita somente de uma placa de som para conectar-se ao equipamento de radio. Opcionalmente os Radioamadores podem utilizar múltiplas conexões de áudio que possibilitariam a utilização de outros programas destinados a Radioamadores, que utilizem a placa de som de seu computador, e com isso utilizarem outros modos digitais enquanto o Radio Spotter continua funcionando. Radio Spotter funciona com qualquer HT ou radio para operação móvel e será uma nova ferramenta do APRS, disse Bob Bruninga. Para utilizar esse sistema bastará somente memorizar o seu indicativo, na memória DTMF de seu Radio, e transmitir os sinais de DTMF na freqüência de APRS que sua posição geográfica aparecerá para todos que estiverem na rede de APRS. Radioamadores de todo o mundo terão uma ferramenta importante em suas mãos, disse Rick Ruhl, W4PC presidente da CSS e que elaborou o projeto. Radio Spotter auxiliará a todos nos casos de emergência, em clubes de Radioamadores, e será muito utilizado em eventos especiais. Com esse novo sistema todos os Radioamadores poderão utilizar o sistema APRS não necessitando de conhecimentos aprofundados sobre o assunto e com isso ajudando no aumento da rede de APRS em todo o mundo pois sua utilização é fácil e não necessitará de conhecimentos prévios disse Bob Bruninga. SOBRE A CSSÉ uma empresa desenvolvida e criada por Radioamadores que cria programa para computadores com plataforma Windows que controlam vários TNC´s e utilizam placas de som de computadores. Para mais informações clique no link da CSSwww.cssincorp.comPara obter mais informações sobre o novo programa para APRS cadastre-se no link abaixo: http://www.cssincorp.com/aprsform.htmlMAURICIO BERALDO PY4MAB py4mab@amsat.org http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/




Sites do Leo - PY2MOK voltaram ao ar


Caros colegas, muitos notaram que meus sites estiveram fora do ar, no entanto houve problemas com o "host", provedor de armazenagem e agora as páginas principais já estão no ar.
Acessos atuais e redundantes aos sites do Leo - Py2mok:

Site principal, assistência técnica radioamador
py2mok.R8.org

Qsy.to/py2mok

py2mok.assistencia-tecnica.net

--------------
Site do Bazar do Rádio Internet
BazardoRadio.r8.org

Qsy.to/bazardoradio

bazar.do.radio.assistencia-tecnica.net

-----------------
Novo telefone do LEO PY2MOK
27481345




BAZAR DO RÁDIO - VENDA O SEU RÁDIO


Vender logo o seu rádio. Você quer e rápido.Você então pode preferir que o Leo-Py2mok gerencie a sua venda. Sim, envie seu rádio e deixe tudo por conta dele e o sossego para você, a vantagem será sua!
Envie o seu rádio para o Bazar do Rádio gerenciar a sua venda.