sábado, 9 de fevereiro de 2013

QTC - Especial LABRE DF








MEUS IRMÃOS COMPANHEIROS E RADIO AMADORES, O NOSSO EDITORIAL SE PRENDE A ESCLARECER UM ASSUNTO QUE DE QUANDO EM VEZ VEM A BAILA NOS BATE PAPOS NO ECHOLINK E RODADAS VHF E PX. BOM QUE TODOS SAIBAM QUE NÃO É PROIBIDO E NEM É FALTA DE ÉTICA FAZER GRAVAÇÃO DOS BATE PAPOS E RODADAS DE RADIO AMADORES. OS BATE PAPOS ATRAVÉS DO RADIO SÃO LIVRES E EXPONTANEOS OBEDECEM NORMAS DAS AGENCIAS FISCALIZADORAS E DISCIPLINADORAS NÃO TEM CARÁTER SIGILOSO E NEM É DIRECIONADO A UMA SÓ PESSOA .NÃO SE ENQUADRA EM ARAPONGAGEM, NÃO EXISTE PRIVACIDADE VIOLADA EM ONDAS DE RADIO FREQUENCIA, NÃO É GRAMPO NEM ESCUTA TELEFONICA E NÃO SE TRATA DE ESPIONAGEM PRINCIPALMENTE EM AUDIO ABERTO NO ETER. QUANDO NÃO SE QUER QUE SE GRAVE, SE CONTENHA E NÃO FALE COISAS ALHEIAS QUE DEPOIS VENHAM A SE ARREPENDER POR UM SIMPLES MOMENTO INCONTROLÁVEL TODA GRAVAÇÃO É LÍCITA NO QUE DIZ RESPEITO AO RADIO. OS ESPAÇOS DE RODADAS E BATE PAPOS NO RADIO SÃO LIVRES QUE DEVEM SEREM USADOS COM O DEVIDO RESPEITO ÉTICO E DE MUITA RESPONSABILIDADE, TODOS TEM IDENTIFICAÇÃO PROPRIA E OSTENSIVAS, NADA SENDO FEITO SOB A ORIENTAÇÃO DE SEGREDO.AS OPINIÕES AS FALAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR IDENTIFICADO NÃO SOMENTE NA VOZ COMO TAMBEM NA SUA IDENTIFICAÇÃO PELO USO CONSTANTE DE PARTICIPAÇÃO EM BATE PAPOS E RODADAS.A FREQUENCIA O RADIO É ATO PUBLICO, SENDO ASSIM JANELAS PORTAS E PAREDES NÃO DEVEM IMPEDIR O SEU ECOAR MERECENDO O SIMPLES E DESEJO INTERESSE DE GRAVAÇÃO. HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA DE GRAMPO QUE É ESPIONAGEM, PARA A GRAVAÇÃO DE INTERESSE PRÓPRIO E PUBLICO. MEDITE...
.
Cleandro Jose Barreto
PY3HS HORÁCIO
“O território do município de Gravataí parece ter sido, primitivamente, uma das cinco fazendas reais, chamadas Aldeia, São Simão, Mostardas, Caieiras e Capão Comprido. Em 1778 essas fazendas achavam-se povoadas por cerca mil habitantes.Os índios Tapes, foragidos das Missões Jesuíticas do Uruguai, foram ali estabelecidos pelo Governador José Marcelino de Figueiredo, que os fez aprender a cultura do trigo a que mais tarde se dedicaram. Gravataí constitui-se Freguesia por Alvará de 22 de dezembro de 1795, com a denominação de Freguesia de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.Gravataí teve a graça de ser o berço natal do venerando e virtuoso sacerdote D. Feliciano Rodrigues Prates, primeiro Bispo da Diocese do Rio Grande do Sul e a moradia do casal HORÁCIO/MARIA DO CARMO. HORÁCIO ROSA DA SILVA descança em paz fazendo sua última morada em BELEM NOVO PU6CJB CLEANDRO
 DESCANCE EM PAZ!!! PU6C

Toda a zona ribeirinha do rio Sitia - o Gueiru dos indígenas - era habitada pelos índios tapuias e canindés, que aos poucos, foram abandonando a região, a medida que seus domínios eram conquistados pelos brancos. Os primeiros civilizados que devassaram aquelas terras fizeram-no pelo Baixo-Jaguaribe primeiro, o afluente Banabuiú e em seguida o Sitiá - , objetivando a conquista de novas áreas para a criação de gado. Datam de 1698 as primeiras concessões de terras feitas naquelas plagas. No entanto, sua ocupação efetiva só teve início em 1705, quando Manoel Gomes de Oliveira, André Moreira de Barros e outros, nelas conseguiram penetrar, vencida a hostilidade indígena. Em 1743, completava-se a distribuição das terras marginais do rio Sitiá, sendo iniciado o povoamento de seu afluente Tapuiará, dos rios Quinimporó, Choró, Pirangi e Feijão. Os povoadores, comumente, emigravam de Pernambuco. Em 1747, José de Barros Ferreira adquiriu o Sitio Quixadá, instalando uma fazenda de gado, precisamente onde se acha hoje a praça Coronel Nanam. Ali se formou um pequeno núcleo de população. Dia a dia, o lugarejo foi prosperando, impondo-se a ereção de uma capelinha. José de Barros Ferreira, fez a doação de meia légua de terras 20 vacas, 12 potros e mais 100 palmos de quadra de terra para a construção do Templo. Construída em 1770, a Capela teve como padroeiros Jesus-Maria José. De 1886 para cá, a pequena Capela se foi transformando aos poucos na Igreja Matriz atual. Entre os anos de 1860 e 1863 foram criadas as primeiras escolas públicas. Origem do Topônimo: Há controvérsia em torno do significado do topônimo Quixadá. Eusébio de Sousa, em sua Memória sobre o Município de Quixadá, aponta nada menos de seis versões: "vocábulo de origem guarani, que significa pedra de ponta curvada (Pompeu Sobrinho); corruptela da expressão "queixada", porco do mato que abundou na região; quintal de rochas, "Oh! Eu sou o Senhor" (Martius, apud Paulinho Nogueira); terra de queixa; e problematicamente "rio " ou "riacho" (Teodoro Sampaio). Mas para nós seus amigos Cel. Raimundo de Sousa Quixadá PT7QR , você significa o símbolo da dignidade e honradez. Você também é historia. Descanse em paz. PU6CJB CLEANDRO /LABRE/SE.
Um cavalo da cavalaria da Polícia Militar morreu atropelado na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta sexta-feira. O acidente ocorreu por volta das 11 30hs Uma das faixas da via foi interditada no sentido Rodoviária do Plano Piloto, em frente ao Ministério do desenvolvimento Industria do comércio exterior, para aguardar a Pericia. A PM informou que não há congestionamento no local. De acordo com a PM, o animal militar se assustou com o saco de lixo ,derrubou o policial que estava montado no cavalo e correu em direção a via . O Policial e motorista que atingiu o cavalo passam bem.
PT2GL Luiz Ronaldo Rosa

QTC N° 04 e 05 -2013 Brasilia DF LABRE DF











LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO
ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – LABRE-DF

QTC nº. 4/2013 - Brasília, 02 de fevereiro de 2013

Saudações aos colegas Radioamadores do Distrito Federal e do Entorno e a todos aqueles que nos prestigiam com a sua audiência.
Iniciamos agora o quarto QTC da LABRE-DF do ano de 2013, esperando que todos tenham passado uma ótima semana, com paz, amor, saúde, muita propagação e QSJ.
- A LABRE comemora hoje seus 79 anos
Fundada no dia 2 de fevereiro de 1934, a LABRE comemora hoje seus 79 anos de existência, sempre trabalhando em prol do radioamadorismo brasileiro, como a única entidade nacional reconhecida pela IARU e Anatel como porta voz do radioamadorismo brasileiro.
A LABRE-DF orgulha-se em fazer parte de nossa entidade maior e gostaria de ter a totalidade dos radioamadores do DF irmanados sob sua bandeira. Sigamos juntos para sermos cada vez mais fortes.

- A LABRE divulga seu programa de diplomas
Para comemorar a passagem de seus 79 anos de fundação, a LABRE está promovendo a divulgação de seu programa de diplomas, com especial destaque para o WAB Worked All Brazil. Para fazer jus a esse diploma os radioamadores e radio-escutas devem trabalhar uma estação em cada um dos estados brasileiros nas faixas de HF, sem restrição de data ou modalidade.
Veja o regulamento completo do WAB e também dos diplomas WAA Worked All Americas, WAO Worked Atlantic Ocean e DBDX Diploma Brasileiro de DX na página da LABRE na internet  www.labre.org.br

- A LABRE encaminha sugestão à Anatel sobre certificação de fontes de alimentação
A LABRE, através de seu Grupo de Defesa Espectral, encaminhou à Anatel várias sugestões para o futuro Regulamento para Certificação e Homologação de Fontes de Alimentação e Carregadores que está sendo preparado. As sugestões respondem à Consulta Pública No. 45 daquela Agência Reguladora.
Outras consultas públicas vem recebendo atenção do Grupo de Defesa Espectral da LABRE (GDE/LABRE), que vem fazendo contribuições sistemáticas às questões levantadas, como, por exemplo, a CP No. 20, que trata da reestruturação interna daquela agência, dos trâmites regulatórios e da administração das telecomunicações no país.
As propostas enviadas pela LABRE em nome dos radioamadores trataram do fortalecimento e expansão da fiscalização; da proteção, resguardo e sigilo dos dados de denunciantes; do acesso público à informação e documentos que envolvam conflitos espectrais; da publicidade das posições tomadas pela ouvidoria; e pela garantia do recebimento de informações da Anatel, após a agência ter sido acionada pela população. 

- IARU anuncia reunião sobre emergências
A IARU divulga que sua oficina de comunicações de emergência será realizada nos dias 24 e 25 de setembro, em Cancún, no México. O evento é aberto aos Coordenadores de Emergência e representantes das entidades membro da IARU Região 2, que compreende as três Américas, e destina-se a troca de experiências e aumento da interação entre as entidades da Região 2, bem como compor estratégias de respostas à situações de emergência de grande magnitude. A LABRE pretende se fazer presente.

- Eleições na LABRE-DF
Conforme determina o parágrafo 3º. Do Artigo 48 do estatuto da LABRE-DF, o Presidente do Conselho Administrativo da LABRE-DF publicou no dia 14 de janeiro o edital de convocação para eleição da Diretoria da Liga para o biênio 2013/2015. A eleição deverá ocorrer na sede da LABRE-DF no dia 16 de março, das 09 horas até às 15 horas. A inscrição de candidatos será feita em livro próprio, em chapas compostas por pretendentes aos cargos de Presidente e Vice-Presidente e estará aberta até dia 06 de março de 2013 na sede da LABRE-DF, das 13 horas até às 17 horas. O edital está fixado no quadro de avisos da LABRE-DF e já foi enviado por e-mail a todos os associados que tem essa facilidade registrada em seu cadastro. Participem da Diretoria e Conselhos de sua entidade. A renovação é salutar e todos devem doar uma parte de seu tempo em prol da coletividade.

- Expediente na LABRE-DF
A LABRE-DF está com expediente restrito às manhãs de sábado, das 10 horas às 13 horas, até que consigamos novo funcionário em substituição à Sra. Madalena, que mudou-se do DF.
Desculpamo-nos pelos transtornos que a situação temporária, que esperamos seja breve, possa causar.

- Finanças da LABRE-DF
Continuamos a luta por manter a LABRE-DF funcionando com os parcos recursos disponíveis. Como todos sabem, janeiro é um mês em que muita gente do DF viaja em férias e pensando nisso providenciamos, logo nos primeiros dias do mês, o envio de boletos de cobrança para os associados que optaram por esse meio de pagamento.
Terminado o mês fizemos um novo levantamento da situação de adimplência dos associados, que apresentou o seguinte resultado:

Composição do Quadro Associativo

CATEGORIA
QUANTIDADE
%
BENEMÉRITOS
1
0.47%
CLUBE
1
0.47%
CONTRIBUINTE
100
47.17%
EXTERNO
10
4.72%
JUVENIL
1
0.47%
REMIDO
99
46.70%
TOTAL
212
100.00%

Situação junto à Tesouraria

SÓCIOS PAGANTES - CATEGORIAS CLUBE, CONTRIBUINTE E EXTERNO
EM DIA
16
14.41%
DEVEM ATÉ 3 M
56
50.45%
DEVEM ATÉ 6 M
10
9.01%
DEVEM ATÉ 9 M
5
4.50%
DEVEM 10 MESES OU MAIS
24
21.62%
TOTAL
111
100.00

Nota-se a baixíssima porcentagem de associados em dia, menos de 15%. Mas entendemos que houve uma ligeira melhora, pois a metade dos sócios tem débitos de 3 meses ou menos e temos a esperança de que regularizem sua situação em breve.
Reconhecemos que a alteração no expediente da LABRE-DF pode ter dificultado o pagamento aos sócios que o fazem diretamente na sede e especialmente hoje manteremos plantão durante a eletroca para recebimento de mensalidades e doações.

- Abertas inscrições para exames da Anatel
Já estão abertas na página da Anatel na internet as inscrições para exames de ingresso e promoção do Serviço de Radioamador a serem realizados na sede da LABRE-DF no dia 23 de fevereiro. Além disso, na página da Agência estão as apostilas com a matéria exigida nos exames, que podem ser baixadas gratuitamente.

- Operações comemorativas
Para os próximos dias estão anunciadas várias atividades, dentre as quais destacamos:
- Comemorando os 100 anos da RSGB Radio Society of Great Britain a estação GM100RSGB está no ar até dia 28 de fevereiro nas diversas bandas de HF em SSB, CW e modos digitais. QSL via bureau.
- O Old Times Club, da União de Radioamadores da Sérvia, está completando 15 anos e para comemorar a estação YU15OTC está ativa até o final de fevereiro. QSL via YU6A.


- Operação na Ilha do Mel
O colega Arthur Gevaert, PY5VC, está formando um grupo exclusivamente de radioamadores escoteiros para ativar a Ilha do Mel, IOTA SA-047, no período de 21 a 28/07/2013. Informa que ainda há vagas na equipe e que gostaria de contar com representantes do DF. Parabéns ao Arthur pela iniciativa e desejamos sucesso na empreitada.

- RSGB reconhece a operação na ilha Gama
A RSGB reconheceu como válida a operação de L22D na Ilha Gama, IOTA SA-022, levada a efeito no final de semana passado por uma equipe do Grupo DX Bahia Blanca, da Argentina. Foram feitos 5.064 QSO  nas modalidades CW, SSB e PSK31, nas diversas bandas de HF. O QSL manager é LU7DSY e cartões via direta devem ser solicitados acompanhados de envelope auto-endereçado e IRC.

- Anunciadas operações em faróis brasileiros
Já são sete os faróis brasileiros anunciados para o Final de Semana dos Farois Sulamericanos, de 22 a 24 de fevereiro, sendo que dois deles, o farol da Solidão, no Rio Grande do Sul, e o farol Ponta da Sela, na ilha de São Sebastião, no estado de São Paulo, aparecem pela primeira vez na atividade. Veja quais são na página www.lu3dxg.com.ar .

- Concurso Brasília Ano 53
Lembramos a todos que em abril teremos o Concurso Brasília Ano 53, comemorando mais um aniversário da capital brasileira. Parece que ainda está longe, mas o tempo passa rápido e desde já convidamos os colegas, principalmente do DF, para participarem. Para essa edição do concurso serão implantadas novidades para facilitar a confecção dos relatórios e a apuração. Nas próximas edições do QTC traremos mais notícias a respeito

- Encontro Nacional de Radioamadores de Gravatá-PE
A Comissão Organizadora do 2º Encontro Nacional de Radioamadores de Gravatá e a LABRE-PE convidam os radioamadores e familiares para participarem do encontro de confraternização a ser realizado no salão de festas do Restaurante Famiglia Lucco, situado à Av. Gov. Agamenon Magalhães, 472 em Gravatá-PE no dia 16 de março.
Aqueles que desejarem aduirir camisa alusiva ao evento devem contactar o colega Nascimento- PY7JN pelos fones (81) 9970-6374 /8126-7891 até o dia 01 de março.

- 36º. Encontro da Rodada do Beco
O comandante Severo, PT2ZN, anuncia que já se encontra na página da Rodada do Beco www.beco.com.br a programação do 36º. Encontro da Rodada do Beco, que será realizado em Caldas Novas no período de 02 a 05 de maio. Programe-se e participe dessa que é uma das mais tradicionais festas do radioamadorismo do centro-oeste brasileiro.

TRABALHANDO DIPLOMAS
Aliados às comemorações da LABRE pelos seus 79 anos de fundação, hoje destacamos seu programa de diplomas:

O Diploma WAB está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com estações brasileiras em todos os 26 (vinte e seis) estados da Federação e a Capital do País, Brasília (PT2).

O Diploma WAA está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com 45 (quarenta e cinco) países nas áreas geográficas americanas, segundo a lista oficial de DXCC. Um deles, obrigatoriamente, terá que ser o Brasil.

O Diploma WAO está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contatos com 21 (vinte e um) países banhados pelo Oceano Atlântico e pelo menos uma estação brasileira situada em cada uma de suas regiões geográficas, como a seguir
1ª Região: PP1 ou PY1;
2ª Região: PP2, PQ2, PT2 ou PY2;
3ª Região: PY3;
4ª Região: PY4;
5ª Região: PP5 ou PY5;
6ª Região: PP6 ou PY6;
7ª Região: PP7, PR7, PS7, PT7 ou PY7;
8ª Região: PP8, PQ8, PR8, PS8, PT8, PV8, PW8 ou PY8; e
9ª Região: PT9 ou PY9
Ilhas Oceânicas: PY0.

O Diploma DBDX está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com um mínimo de 20 (vinte) países diferentes constantes da lista oficial do DXCC sendo obrigatoriamente um deles o Brasil. Todos os contatos devem ter sido feitos indistintamente nas bandas de 40, 80 e 160 metros.
Todas as solicitações deverão ser enviadas ao endereço da LABRE acompanhadas de 10 (dez) selos de 1º porte pelos radioamadores brasileiros e 10 (dez) dólares americanos ou o equivalente em IRC para os radioamadores estrangeiros.
LABRE
CAIXA POSTAL 4
70351-970 Brasília-DF
BRASIL

ANIVERSARIANTES DO PERÍODO DE 02 A 08 DE FEVEREIRO
            Com satisfação anunciamos os labreanos e seus dependentes que aniversariam no período de 02 a 08 de fevereiro:

02 - ROBERTO CAVALCANTE RIBEIRO - PT2CRR
02 - SILVANA SALVIANO SANTOS, cristalina de CLARISMUNDO SILVA SANTOS – PU9ORS

Aos aniversariantes, nossos votos de paz, amor, saúde e felicidade. Estendemos esses votos aos demais radioamadores e operadores da faixa do cidadão que estejam aniversariando nesse período.

ENCERRAMENTO
            Neste momento encerramos a transmissão de nosso QTC de número 3 de 2013, desejando a todos uma ótima semana, esperando encontrá-los no próximo sábado.
Mais uma vez lembramos que, excepcionalmente, até que seja contratado novo funcionário, o expediente da LABRE-DF ocorrerá apenas aos sábados, das 10 h até às 13 h.

            Antes de darmos a palavra aos colegas anteriormente inscritos, para as suas considerações e sugestões, consultamos se mais algum colega deseja se inscrever.
Lista de presença
INDICATIVO
NOME
PONTOS







AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO
ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – LABRE-DF

QTC nº. 5/2013 - Brasília, 09 de fevereiro de 2013

Saudações aos colegas Radioamadores do Distrito Federal e do Entorno e a todos aqueles que nos prestigiam com a sua audiência.
Iniciamos agora o quinto QTC da LABRE-DF do ano de 2013, esperando que todos tenham passado uma ótima semana, com paz, amor, saúde, muita propagação e QSJ.

- Eleições na LABRE-DF
Conforme determina o parágrafo 3º. Do Artigo 48 do estatuto da LABRE-DF, o Presidente do Conselho Administrativo da LABRE-DF publicou no dia 14 de janeiro o edital de convocação para eleição da Diretoria da Liga para o biênio 2013/2015. A eleição deverá ocorrer na sede da LABRE-DF no dia 16 de março, das 09 horas até às 15 horas. A inscrição de candidatos será feita em livro próprio, em chapas compostas por pretendentes aos cargos de Presidente e Vice-Presidente e estará aberta até dia 06 de março de 2013 na sede da LABRE-DF, das 13 horas até às 17 horas. O edital está fixado no quadro de avisos da LABRE-DF e já foi enviado por e-mail a todos os associados que tem essa facilidade registrada em seu cadastro. Participem da Diretoria e Conselhos de sua entidade. A renovação é salutar e todos devem doar uma parte de seu tempo em prol da coletividade.

- Expediente na LABRE-DF
A LABRE-DF está com expediente restrito às manhãs de sábado, das 10 horas às 13 horas, até que consigamos novo funcionário em substituição à Sra. Madalena, que mudou-se do DF.
Desculpamo-nos pelos transtornos que a situação temporária, que esperamos seja breve, possa causar.

- Novos associados
A LABRE-DF dá as boas vindas a três novos associados que ingressaram em seus quadros no final de 2012 e início de 2013. São eles Ricardo Lima Caratti, PU2CLR; Helmilton de Lima, PT2HL, e Dival Gomes da Costa, PT2DGV, que retorna ao radioamadorismo e ao convívio na Liga após vários anos QRT. Ficamos felizes em tê-los conosco.

- Finanças da LABRE-DF
Após termos divulgado no último QTC a difícil situação financeira por que passa a LABRE-DF vários associados nos procuraram e colocaram em dia sua situação junto à tesouraria. Agradecemos e convidamos aos que ainda estão em débito para que venham saldá-los.
Aos que tem dificuldades para vir até à LABRE-DF aos sábados, lembramos que há a possibilidade de receber boletos de cobrança pela internet. Esses boletos podem ser pagos em qualquer banco, lotérica ou agência do correio. Se o débito ficou grande, procure-nos para encontrarmos juntos uma solução. Dívidas não podem ser perdoadas em respeito aos que pagam em dia, mas é possível fazer um parcelamento.
Alguns colegas estão em débito há mais de um ano, sendo passíveis de eliminação do quadro social conforme prevê o estatuto. Temos procurado evitar a adoção dessa medida, mas não é possível manter a situação irregular indefinidamente e, embora a contragosto, será feita uma redefinição do quadro de sócios no final deste mês.

- Bureau nacional de QSL
O Bureau nacional de QSL da LABRE está sob nova coordenação. Deixa a função o colega Marcelo, PT2OM, e assume o colega Morgado, PT2CSM. Ficam os agradecimentos ao Marcelo pelo esforço e dedicação e os votos de boas vindas ao Morgado, na certeza de continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo bureau nacional.
Para grande parte dos radioamadores o cartão QSL continua sendo “a cortesia final de um QSO”. Embora a internet tenha trazido a possibilidade dos QSL eletrônicos, é o velho QSL de papel que ainda faz a alegria de centenas de milhares de radioamadores de todo o mundo. São aguardados com muita ansiedade e trazem com eles um pouco mais do colega com quem mantivemos QSO, estendendo o prazer daquele momento. O trânsito de QSL é um dos serviços que a LABRE presta a seus associados, dedicando a ele boa parte dos poucos recursos que arrecada. A LABRE, através do seu bureau nacional, recebe QSL oriundos de todas as partes do mundo, faz a separação, pesa, embala e encaminha os cartões às LABRE Estaduais para que os entregue aos destinatários. No sentido inverso, isto é, do Brasil para o exterior, a remessa dos QSL é de responsabilidade das Estaduais da LABRE. É um trabalho e tanto. Se você tem disponibilidade, venha até a LABRE e ajude nessa tarefa.

- Abertas inscrições para exames da Anatel
Estão abertas na página da Anatel na internet as inscrições para exames de ingresso e promoção do Serviço de Radioamador a serem realizados na sede da LABRE-DF no dia 23 de fevereiro. Além disso, na página da Agência estão as apostilas com a matéria exigida nos exames, que podem ser baixadas gratuitamente.

- ARRL divulga estatística de radioamadores
A American Amateur Radio League ARRL divulgou estatística sobre o número de radioamadores existentes nos Estados Unidos em 31 de dezembro de 2012 e tem bom motivo para comemorar. Os números atuais, 709.500 licenciados, mostraram um crescimento de 4% sobre a quantidade existente no final de 2011. Em 2012 foram 26.500 novos radioamadores. Nos últimos 40 anos o número de radioamadores nos EUA aumentou praticamente 150%. Mais importante que o simples acréscimo na quantidade de radioamadores, uma outra estatística aponta que mais de 80% dos radioamadores americanos licenciados estão em atividade.

- Operações de DX anunciadas
Para os próximos dias estão anunciadas várias atividades, dentre as quais destacamos:
- RW6ACM, Nikolai, operará como RI1ANP desde a base antártica russa Progress até o final de 2013. QSL via RN1ON
- O colega Dic, DJ2EH, estará nas ilhas Tokelau até dia 20 de fevereiro usando o indicativo ZK3T. QSL via seu indicativo alemão.
- F8AEJ, Jack, vai operar de Lomé, em Togo, como 5V7JD até o dia 15 de março. A operaçãoserá no estilo férias e em todas as bandas de HF, principalmente em modos digitais. QSL via home call.
- O colega Massimo, IZ0EGB está morando em Juba, no Sudão do Sul, e de lá está QRV como Z81B. El opera de 40m até 6m em SSB e modos digitais. QSL via seu indicativo italiano.

- Operação na Ilha do Mel
O colega Arthur Gevaert, PY5VC, está formando um grupo exclusivamente de radioamadores escoteiros para ativar a Ilha do Mel, IOTA SA-047, no período de 21 a 28/07/2013. Informa que ainda há vagas na equipe e que gostaria de contar com representantes do DF. Parabéns ao Arthur pela iniciativa e desejamos sucesso na empreitada.

- Uruguai confirma seu primeiro farol
O Radiogrupo Sur de Montevideo anunciou a ativação do Farol da Ilha das Flores no Final de Semana dos Faróis Americanos e agora já são sete países que terão faróis ativados durante o evento, de 22 a 24 de fevereiro, Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Peru, Uruguai e Venezuela. A Ilha das Flores situa-se na foz do Rio da Prata, a 21 km da Cidade de Montevideo, e tem código IOTA SA-030. Seu farol tem código ARLHS URU-001. Na operação o indicativo utilizado será CV5A e serão trabalhadas todas as bandas de 160m a 10m, em CW, SSB e PSK31.

- Anunciadas novas operações em faróis brasileiros
O Final de Semana dos Faróis Sulamericanos que acontecerá de 22 a 24 de fevereiro já tem 31 faróis de 7 países anunciados, dentre eles oito brasileiros. Na semana que passou dois novos faróis, um no Rio de Janeiro e outro no Rio Grande do Sul, foram acrescidos à lista brasileira que agora passa a contar com os faróis da Solidão, Mostardas e Itapuã da Lagoa no Rio Grande do Sul; Ponta da Sela, na ilha de São Sebastião, e Ilha da Moela no estado de São Paulo; Ponta Negra e da ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro e farol Velho de Aracajú, em Sergipe.
Ponta Negra, ilha de Paquetá e Itapuã da Lagoa aparecem pela primeira vez na atividade. Veja todos os faróis participantes e detalhes das operações na página www.lu3dxg.com.ar .
Os colegas do Distrito Federal PT2OM, Marcelo, e PT2OP, Orlando, já avisaram que também irão ativar um farol no evento, estando no aguardo da autorização da Marinha Brasileira para fazerem a divulgação.
A participação brasileira, no entanto, ainda está muito tímida, estando confirmados apenas a metade do número de faróis do ano passado, apesar do Brasil ser o país da América do Sul com a maior extensão de litoral e o maior número de faróis.

- Concurso Brasília Ano 53
Lembramos a todos que em abril teremos o Concurso Brasília Ano 53, comemorando mais um aniversário da capital brasileira. Parece que ainda está longe, mas o tempo passa rápido e desde já convidamos os colegas, principalmente do DF, para participarem. Para essa edição do concurso serão implantadas novidades para facilitar a confecção dos relatórios e a apuração. Nas próximas edições do QTC traremos mais notícias a respeito

- A equipe de T30PY informa sobre envio de QSL
A equipe brasileira que em outubro passado operou desde o Kiribati com indicativos T30PY e T30SIX realizando cerca de 40.000 QSO informa que todos os QSL destinados a estações brasileiras já foram enviados. Além de ter disponibilizado os QSL para retirada na Fenarcom 2012 aos que lá compareceram, menos de 15 dias após terminada a operação, e enviado com prioridade os requisitados via correio ou via OQRS, todos os outros QSO com estações brasileiras foram confirmados através de QSL enviados via LABRE. Se você fez contato com T30PY pode procurar seu QSL na LABRE-DF.

- Encontro Nacional de Radioamadores de Gravatá-PE
A Comissão Organizadora do 2º Encontro Nacional de Radioamadores de Gravatá e a LABRE-PE convidam os radioamadores e familiares para participarem do encontro de confraternização a ser realizado no salão de festas do Restaurante Famiglia Lucco, situado à Av. Gov. Agamenon Magalhães, 472 em Gravatá-PE no dia 16 de março.
Aqueles que desejarem adquirir camisa alusiva ao evento devem entrar em contato com o colega Nascimento- PY7JN pelos fones (81) 9970-6374 /8126-7891 até o dia 01 de março.

- 36º. Encontro da Rodada do Beco
O comandante Severo, PT2ZN, anuncia que já se encontra na página da Rodada do Beco www.beco.com.br a programação do 36º. Encontro da Rodada do Beco, que será realizado em Caldas Novas no período de 02 a 05 de maio. Programe-se e participe dessa que é uma das mais tradicionais festas do radioamadorismo do centro-oeste brasileiro.

TRABALHANDO DIPLOMAS
Aproveitando a proximidade do Final de Semana dos Faróis Sulamericanos, divulgamos os regulamentos de dois diplomas brasileiros dedicados ao tema.
- Diploma Faróis de Sergipe
Para merecer este diploma é necessário confirmar contatos com 3 dos faróis sergipanos, não havendo restrição de data, banda ou modo. Os faróis válidos para o diploma são:
– Farol Aracajú (Velho),  DFSE SE-01;
– Farol Coroa do Meio, DFSE SE-02;
– Farol São Cristovão, DFSE SE-03;
– Farol São Francisco do Norte,  DFSE SE-05;
– Farol Santa Izabel, DFSE SE-06
As requisições devem ser endereçadas ao colega Mesquita, PP6AJM, conforme coordenadas no www.qrz.com .

- Diploma Faróis do Ceará
Este diploma pode ser pedido por amador ou SWL e é expedido em duas categorias, Básico ou Mérito. Para o diploma Básico é necessário trabalhar 5 faróis do estado do Ceará e para o diploma de Mérito é preciso trabalhar todos os 12 faróis daquele estado. Não há restrições de banda ou modo, porém só serão válidos os QSO feitos após 01 de agosto de 2008.
Os pedidos devem ser feitos em log autenticado e para estações do Brasil há uma taxa de R$ 10,00 para cada diploma. Devem constar do log os dados do QSO e o nome e código de cada farol. Os faróis válidos são os seguintes:
CE-01 JERICOACOARA, CE-02 ITAPAJÉ, CE-03 PONTAL DAS ALMAS, CE-04 MUNDAÚ, CE-05 MUCURIPE, CE-06 ARACATI, CE-07 PONTAL dos CAJUAIS, CE-08 PECEM, CE-09 PARACURÚ, CE-10 CAMOCIM, CE-11 MORRO BRANCO e CE-12  PONTA do MUCURIPE.
O Manager é PT7ZT Carlos Moreira e o endereço consta do  www.qrz.com .

ANIVERSARIANTES DO PERÍODO DE 09 A 15 DE FEVEREIRO
            Com satisfação anunciamos os labreanos e seus dependentes que aniversariam no período de 09 a 15 de fevereiro:
09 CÍCERO ALVES DA SILVA – PT2AMD
10 - LUIZ GUSTAVO AVERSA FRANCO, cristalóide de GUSTAVO DE FARÍA FRANCO – PT2ADM
10 - SANDRO FRANCA MARTINS - PU2BFM
11 - EDISON RODRIGUES CHAVES - PT2CQ
14 - ANTONIO CARLOS DE SEIXAS TELLES PT2ACC
14 - VERA LUCÍA LEITE CAMPOS, cristal de PEDRO GONÇALVES CAMPOS RUSSO – PU1KGG
14 - LEILA VIANA DA ROCHA – PU2EVR, cristalina de JOSÉ GEORGES DA ROCHA – PT2GN
14 - NILZA BARBOSA JORDÃO RAMOS, cristal de RODRIGO OCTÁVIO CESAR JORDÃO RAMOS – PT2NJ
14 - ÁNGELO ROBERTO ROSA ÁVILA, cristalóide de ROBERTO SANTOS ÁVILA - PT2BR
14 - EDILSON NEPOMUCENO - PT2PB
Aos aniversariantes, nossos votos de paz, amor, saúde e felicidade. Estendemos esses votos aos demais radioamadores e operadores da faixa do cidadão que estejam aniversariando nesse período.

ENCERRAMENTO
            Neste momento encerramos a transmissão de nosso QTC de número 5 de 2013, desejando a todos uma ótima semana, esperando encontrá-los no próximo sábado.
Mais uma vez lembramos que, excepcionalmente, até que seja contratado novo funcionário, o expediente da LABRE-DF ocorrerá apenas aos sábados, das 10 h até às 13 h.

            Antes de darmos a palavra aos colegas anteriormente inscritos, para as suas considerações e sugestões, consultamos se mais algum colega deseja se inscrever.
Lista de presença
INDICATIVO
NOME
PONTOS