terça-feira, 12 de junho de 2012

http://www.ibytes.com.br/4.php?url=a-formula-de-como-fazer-esquema-para-montar-antena-direcional-de-5-elementos-ou-mais

Direcional 5 Elementos

Já havia disponibilizado uma forma de fazer cálculos de antenas no link Faça Você Suas Antenas, claro que mais direcionado a área de UHF.

Calcular antenas envolvem os mesmos cálculos, mas existem algumas diferenças na montagem, os cálculos são para espaçamento cerrado, no caso dos cálculos aqui sugeridos são para espaçamento frouxo.

No espaçamento cerrado o ganho é maior, mas o ajuste é mais crítico porque a diretividade é bem maior, no espaçamento frouxo, o ganho diminuí um pouco, mas a facilidade em ajustar se torna grande porque a diretividade é um pouco menor.

Este cálculo deve ser deixado de lado se o objetivo for fazer cálculos para sistemas onde os sinais são extremamente baixos, o tipo de antena sugerido nesse cálculo não deve ser utilizado para Wlans, antenas do tipo espaçamento frouxo são melhores para recepção de TV de canais abertos, rádio FM, rádio amadores, transceptores da faixa do cidadão e similares.

Você pode calcular o tamanho de antenas a partir de 1.1 MHz a 6.000 MHz (6 GHz) com esse sistema aqui no Ibytes, o valor da frequência deve ser em MHz, assim, 1.1 equivale a 1.1000 KHz, não desejamos nesse momento antenas para frequências abaixo de 1 MHz.

Mais uma vez reafirmo, não pretendo mudar o comércio de antenas, e os fabricantes que desejarem se manisfestar a respeito, aceito todas as críticas, mas saibam que quem desejar vai poder fazer seus cálculos de graça e testar se funciona ou não.
Se optarem por comprar antenas, é outra coisa, claro que quem fabrica antenas tem seus objetivos e seus pontos de vista, em todo caso, porque pagar uma montanha de reais por pedaços de fios enrolados se você mesmo pode enrolar os bolos de fios ou esticá-los de acordo com suas necessidades?

No campo abaixo digite a frequência para a qual você deseja a antena, nos resultados aparecem as medidas em metros e em em centímetros, a princípio parece confuso, mas os centímetros foram acrescentados justamente para facilitar o entendimento.

Obs: As antenas direcionas para as redes wireles de computadores são calculadas da mesma forma conforme descrito aqui, porém, o espaçamento dos elementos é do tipo "cerrado" e são acrescentadas as grades com a finalidade de captar mais sinal de rádio frequência e servir de espelho.

Cálculos de 1.1 MHz a 999.999 Mhz
Exemplo: para 1.1 MHz digite 1.1 e para 2.4 GHz digite 2400

Digite a frequência em MHz:

Clique em um dos botões abaixo e ajude a divulgar.
 
 http://www.ibytes.com.br/4.php?url=a-formula-de-como-fazer-esquema-para-montar-antena-direcional-de-5-elementos-ou-maishttp://www.ibytes.com.br/4.php?url=a-formula-de-como-fazer-esquema-para-montar-antena-direcional-de-5-elementos-ou-mais