quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

LEMBRETE




LEMBRETE; -  Velejando de Porto alegre  a Flrianópolis no Verão passado em
poucotempo,
Perdemos o contato por rádio com os barcos que subiam  a costa conosco.
Os barcos tinham  diferentes velocidades  de cruzeiro e não saíram
todos no mesmo horário.
Com isso , espalharam-se . A comunicação entre nós  foi muito ruim.
Nova tecnologia Os rádios  nas embarcações evoluiram  muito de uns
anos para cá. Os modelos  atuais.  Como  Navman  , vêem  equipados com
DSC- Digital Sele
ctive  Calling ou Chamada Seletiva Digital, uma tecnologia que
dispensa escuta permanente e permite enviar o nome do BARCO e suas
Coordenadas  em  caso de emergência .
O DSC, faz parte  do Global  Maritime  Distress and  Safety  System
, chamado no Brasil de Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima
.
Apesar da importante evolução no equipamento de rádio, o alcance não mudou .
Qual  é a distância máxima de Comunicação através do rádio de uma embarcação?
VHF,
O tipo  de rádio mais utilizado na navegação de recreio é o VHF,
abreviaçãode Very
Higth Frequêncy (Frequência  Muito  Alta. )
O espectro de frequências de rádio  é dividido  em faixas .
VHF, é uma faixa utilizada na Comunicação marítima de baixo alcance  ,
dentre várias outras aplicações como TV e controle remoto sem fio.
Cada aplicação utiliza  um grupo de frequências. Sam , claro ) . As
frequeências VHF variam de 30 a 300 MHz.
Destas a Comunicação marítima ocupa o espectro de 156 a 174 MHz .
TABELA;-
VHF            Frequências                        MH
Canal            TX                                      RX



01 - 156.050                                            160.650
01a  156.050                                          156.050
02    156.100                                          160.700
02A  156.100                                            160.700
03      156.100                                          160.750
03A    156.150                                            156.150
04      156.200                                          160.800
04A      156.200                                          156.200
05        156.250                                          160.850
05A      156.250                                          156.250
06        156.300                                          156.300
07          156.350                                          160.950
07A      156.350                                          156.350
08          156.400                                          156.400
09          156.450                                            156.450
10 -        156.500                                            156.500
11 -        156.550                                            156.550
12 -        156.600                                              156.600
13 -        156.650                                            156.650
14 -        156.700                                              156.700
15 -          156.750                                              156.750
16 -          156.850                                              156.850
18 -          156.900                                              161.550
19 -          156.950                                              161.550
20              157.000                                              161.600
20A            157.00                                                157.000
OBs; A n 17 - 156.850                                            156.850
21  -            157.050                                              161.650
2'1 A  -        157.050                                              157.050
22 -              157.100                                              161.700
23 -              157.150                                              161.750
23a                151.150                                              157.150
24 -                157.200                                              181800
25 -                157.250
    161.850
26 -                157.300
    161.900
27 - 157.350
    161.950
28 -                  157.400
    162.000
60                    156.025
      160.625
60A                  156.025
    156.025
61 -                    156.025
      156.025
61 A  -                156.076
      156.075
62 -                    156.125
        160.725
62 A                    156.125
        156.125
63 -                    156.175
        160.775
64 -                      156.225
          160.825
OBVS NOS QTC,S POSTERIORESW INFORMAREMOS MAIS FREQUENCIAS MARITIMAS
INTERFEÊNCIA
Se duas ou mais ondas-rádio chegarem , simultaneamente, ao mesmo ponto
do espaço, poderemos ter uma interferência.
A intensidade dessa interferência dependerá da frequência e da
amplitude das ondas envolvidas;

Na prática os efeitos sofridos pela onda-rádio dificilmente ocorrerão
isolados, ou seja, a reflexão, absorção e interferência ocorrem
simultaneamente e em diferentes intensidades.
Propagação pela reflexão via Ionosfera
Devido á curvaturada Terra,  nãoé possivel  propagação da onda-rádio
em onda direta  (linha reta ).  entre grandes distâncias.
Essa propagação é possivel por meio da reflexão. da onda - rádio na IONOSFERA.
a iONOSFERA É UMA Camada da atmosfera terrestre localizada,
aproximadamente, entre 60 e 400 Km de altura da superficie da Terra.
Essa camada possui a propriedade de refletir a onda-rádio.
1.4 - Ondas Sonoras e Rádio
O som se propaga devido ás caracteristicas da onda sonora, que é uma
onda mecânica , ou seja  precisa de corpos  quepossuam matéria para se
propagar.
A onda sonora pode se propagar no ar,  na água  e nos sólidosw. Ela é
incapaz de se propagar no vácuo, ou seja, na ausência de matéria. A
onda  sonora se propaga no ar,  na velocidade de cerca de 340 m/s
(trezentos e quarenta metros por segundo ).

O espectro ou faixa audivel do ser humano é de cerca de 20 Hz até
20.000 Hz ( vinte mil Hertez ou ciclos por segundo ).
Qaunto  maior a frequência, mais agudo é o som e quanto menor a frequência, mais
grave é o som. Alguns animais como o cão e o morcego , conseguem ouvir
acima da faixa audivel humana.
LUIZ RONALDO - PT2GL PY3LR LUIZ RONALDO
DEFESA CIVIL RENER PAT
BRASILIA-DF, EM 14 DE FEVEREIRO DE 2013