LEMBRETE; - Velejando de Porto alegre a Flrianópolis no Verão passado em
poucotempo,
Perdemos o contato por rádio com os barcos que subiam a costa conosco.
Os barcos tinham diferentes velocidades de cruzeiro e não saíram
todos no mesmo horário.
Com isso , espalharam-se . A comunicação entre nós foi muito ruim.
Nova tecnologia Os rádios nas embarcações evoluiram muito de uns
anos para cá. Os modelos atuais. Como Navman , vêem equipados com
DSC- Digital Sele
ctive Calling ou Chamada Seletiva Digital, uma tecnologia que
dispensa escuta permanente e permite enviar o nome do BARCO e suas
Coordenadas em caso de emergência .
O DSC, faz parte do Global Maritime Distress and Safety System
, chamado no Brasil de Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima
.
Apesar da importante evolução no equipamento de rádio, o alcance não mudou .
Qual é a distância máxima de Comunicação através do rádio de uma embarcação?
VHF,
O tipo de rádio mais utilizado na navegação de recreio é o VHF,
abreviaçãode Very
Higth Frequêncy (Frequência Muito Alta. )
O espectro de frequências de rádio é dividido em faixas .
VHF, é uma faixa utilizada na Comunicação marítima de baixo alcance ,
dentre várias outras aplicações como TV e controle remoto sem fio.
Cada aplicação utiliza um grupo de frequências. Sam , claro ) . As
frequeências VHF variam de 30 a 300 MHz.
Destas a Comunicação marítima ocupa o espectro de 156 a 174 MHz .
TABELA;-
VHF Frequências MH
Canal TX RX
01 - 156.050 160.650
01a 156.050 156.050
02 156.100 160.700
02A 156.100 160.700
03 156.100 160.750
03A 156.150 156.150
04 156.200 160.800
04A 156.200 156.200
05 156.250 160.850
05A 156.250 156.250
06 156.300 156.300
07 156.350 160.950
07A 156.350 156.350
08 156.400 156.400
09 156.450 156.450
10 - 156.500 156.500
11 - 156.550 156.550
12 - 156.600 156.600
13 - 156.650 156.650
14 - 156.700 156.700
15 - 156.750 156.750
16 - 156.850 156.850
18 - 156.900 161.550
19 - 156.950 161.550
20 157.000 161.600
20A 157.00 157.000
OBs; A n 17 - 156.850 156.850
21 - 157.050 161.650
2'1 A - 157.050 157.050
22 - 157.100 161.700
23 - 157.150 161.750
23a 151.150 157.150
24 - 157.200 181800
25 - 157.250
161.850
26 - 157.300
161.900
27 - 157.350
161.950
28 - 157.400
162.000
60 156.025
160.625
60A 156.025
156.025
61 - 156.025
156.025
61 A - 156.076
156.075
62 - 156.125
160.725
62 A 156.125
156.125
63 - 156.175
160.775
64 - 156.225
160.825
OBVS NOS QTC,S POSTERIORESW INFORMAREMOS MAIS FREQUENCIAS MARITIMAS
INTERFEÊNCIA
Se duas ou mais ondas-rádio chegarem , simultaneamente, ao mesmo ponto
do espaço, poderemos ter uma interferência.
A intensidade dessa interferência dependerá da frequência e da
amplitude das ondas envolvidas;
Na prática os efeitos sofridos pela onda-rádio dificilmente ocorrerão
isolados, ou seja, a reflexão, absorção e interferência ocorrem
simultaneamente e em diferentes intensidades.
Propagação pela reflexão via Ionosfera
Devido á curvaturada Terra, nãoé possivel propagação da onda-rádio
em onda direta (linha reta ). entre grandes distâncias.
Essa propagação é possivel por meio da reflexão. da onda - rádio na IONOSFERA.
a iONOSFERA É UMA Camada da atmosfera terrestre localizada,
aproximadamente, entre 60 e 400 Km de altura da superficie da Terra.
Essa camada possui a propriedade de refletir a onda-rádio.
1.4 - Ondas Sonoras e Rádio
O som se propaga devido ás caracteristicas da onda sonora, que é uma
onda mecânica , ou seja precisa de corpos quepossuam matéria para se
propagar.
A onda sonora pode se propagar no ar, na água e nos sólidosw. Ela é
incapaz de se propagar no vácuo, ou seja, na ausência de matéria. A
onda sonora se propaga no ar, na velocidade de cerca de 340 m/s
(trezentos e quarenta metros por segundo ).
O espectro ou faixa audivel do ser humano é de cerca de 20 Hz até
20.000 Hz ( vinte mil Hertez ou ciclos por segundo ).
Qaunto maior a frequência, mais agudo é o som e quanto menor a frequência, mais
grave é o som. Alguns animais como o cão e o morcego , conseguem ouvir
acima da faixa audivel humana.
LUIZ RONALDO - PT2GL PY3LR LUIZ RONALDO
DEFESA CIVIL RENER PAT
BRASILIA-DF, EM 14 DE FEVEREIRO DE 2013