terça-feira, 25 de junho de 2013

Boletim da LABRE RS




  


Este é o Radio informativo semanal da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão -  LABRE/RS,  Edição nº 19 de 22 de junho de 2013.
“LABRE/RS – LIGADA NO RADIOAMADOR”

«««««««««


A PALAVRA DA DIRETORIA

Colega radioamador. Se pesquisarmos os calendários de eventos radioamadorísticos espalhados pelo mundo, encontraremos concursos quase que diariamente. No entanto, são poucos os radioamadores que se dedicam a fazer DX e buscar os famosos “cartões”. E isto vem acontecendo porque a grande maioria faz uma preparação apenas para conseguir a licença para operar seu equipamento e, muitas vezes, de forma errada. Temos exemplos, poucos é verdade, de pessoas que fazem as provas, são aprovadas, pagam suas taxas, compram seus rádios, instalam antenas e depois saem a perturbar os colegas com suas intervenções desrespeitosas. Ultimamente, felizmente, estão surgindo colegas que pensam que as provas para ingresso e mudança de classe deveriam ser mais exigentes. Dizem que também deveriam existir cursos preparatórios, a exemplo do que acontece na Argentina, onde o candidato primeiro passaria por um período de instrução dentro da LABRE, que ministraria os ensinamentos necessários e básicos para escuta e operação de rádios, incluindo eletricidade e CW. A LABRE seria como os cursos pré-vestibulares, uma preparadora de futuros radioamadores cabendo a ANATEL a aplicação das provas. São ideias que podem ser implantadas num futuro e que certamente devolveriam ao radioamadorismo o espírito de coletividade associativa. Retornariam ao serviço as suas verdadeiras finalidades de experimentação, conversação e descobrimento de novos horizontes. A LABRE do Rio Grande do Sul, no ano passado, realizou um curso na metade do ano, totalmente gratuito, preparatório ao ingresso no radioamadorismo. E qual foi a receptividade: pequena. Poucos se interessaram em obter os conhecimentos necessários para fazerem as provas. E por que não tem dado certo esta oferta que a LABRE faz (e não é só no nosso estado)? Acreditamos porque o curso oferecido é sem ônus, é gratuito. Estamos pesquisando e investigando. Quando tivermos formado uma opinião sobre o assunto, poderemos oferecer, novamente, um curso preparatório para ingresso no radioamadorismo. Nos últimos dias, muitas pessoas telefonam para a LABRE para saber quando será realizado o cursinho. Por enquanto não temos resposta. Porém, uma coisa é certa: se não houver comprometimento das pessoas, nada poderá ser feito. E fiquem atentos. No final de julho a LABRE quer reunir um grande número de radioamadores num almoço de confraternização. Por hoje é só. Um bom final de semana e até a próxima.



«««««««««


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Colegas radioamadores associados da LABRE/RS,
aniversariantes do período de 22 de junho a 28 de junho de 2013.

23 de junho - Cleni Rodrigues ribeiro, PU3LLT da cidade de Canela;
24 de junho - Paulo augusto correa Junior, PY3IO da cidade
 de Caxias do Sul;
25 de Junho - James Gomes Liberato, PY3JGL da cidade de Porto Alegre;
28 de Junho - Orlando Cesar do Rego, PY3OCR da cidade de Nova roma do Sul;

Que o seu aniversário seja cheio de lembranças felizes do passado... e grandes esperanças para o futuro. Feliz Aniversário. Estes São os desejos a você colega radioamador  da LABRE/RS

A DIRETORIA DA LABRE/RS também parabeniza todos os colegas radioamadores que já fizeram parte do quadro social da entidade ou não. A você colega um feliz aniversário com muita paz alegria e muita saúde.  


«««««««««


TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL

ANTENAS DIRECIONAIS – Se a direção do campo elétrico produzido por uma antena num ponto qualquer é constante, diz-se que a polarização da radiação é linear e em contrapartida que a antena é polarizada linearmente. Se essa direção constante for horizontal ou vertical, assim será a polarização da antena.
 Se a direção do campo elétrico não for constante, diz-se que a polarização da radiação é elíptica e a antena polarizada elipticamente, se, além disso, a intensidade do campo é constante no tempo, a polarização é circular e a antena polarizada circularmente. No caso elíptico ou circular, o campo elétrico gira para a direita ou para a esquerda.
Uma antena de um condutor reto é polarizada de acordo com a direção desse condutor. Assim, uma antena horizontal-vertical é polarizada horizontalmente e verticalmente.
Uma antena polarizada linearmente numa direção qualquer possui polarização dita mista, isto é possui componentes de polarização vertical e horizontal na mesma fase.
A polarização elíptica é um tipo de polarização mista onde os componentes não estão em fase. A polarização circular é mista, mas os dois componentes têm a mesma intensidade e a diferença de fase entre elas é de 90°
Uma antena que transmite simetricamente em todas as direções não existe na prática. Somente é imaginada na teoria e chama-se irradiador isotrópico. Sua utilidade maior é na especificação de ganhos de antena.


«««««««««

LEGISLAÇÃO
 
O artigo 13 do Regulamento do Serviço de Radioamador diz: A licença não procurada pelo seu titular ou devolvida pelo Correio por não coincidir com o endereço constante do cadastro da Anatel, será cancelada e excluída do Banco de Dados Técnicos e Administrativos da Agência, 30 dias após a emissão ou devolução. Parágrafo único – A emissão da segunda via da licença para funcionamento de estação somente era feita sem ônus, caso não haja débito relacionado com a licença original e se o dano ou extravio for, comprovadamente, imputável ao Correio ou Anatel.



«««««««««

REFERENCIAS DE PROPAGAÇÃO

Para este final de semana (22 e 23 junho) teremos os seguinte indicadores de propagação atuantes em HF:
Dia 22 de junho -  Fluxo Solar= 115, índice A=18  e índice K=4
Dia 23 de junho -  Fluxo Solar= 110, índice A=10 e índice k=3
Obs.:
Quanto maior o indicador de “fluxo solar”, melhor serão as condições de propagação.
Quanto menor os indicadores índices “A” e “K”, melhor serão as condições, menor ruído atmosférico.
Entretanto um alto índice “A”, é indicativo de maior ruído e absorção do sinal nas altas frequências as quais são afetadas primeiro e na sequencia as mais baixas. Um índice “A” menor que 7 é bom, mas maiores de 20 e índices “K” maiores de 5 são indicadores de tempestades solares, com grande atividade no campo magnético, o que não é bom para radioescuta.
Informativo gerado com dados do NOAA, Space Wether Prediction Center dos Estados Unidos, com base em análise na tabela de propagação do
GRUPO RADIOESCUCHA ARGENTINO, em  http://www.conexiongra.


«««««««««


ATIVIDADES RADIOAMADORÍSTICAS


CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO -  A Marinha do Brasil sendo representada pela ESCOLA NAVAL e a Sociedade Acadêmica Phoenix Naval convida a todos os radioamadores brasileiros para participar do conteste: ''Batalha Naval do Riachuelo - 2013'' que acontecerá nos dias 28 e 29 de Junho de 2013, nos modos fonia e CW. Fiquem atentos ao site onde já está disponível o regulamento em http://www.gcen.org.br/ 

Concurso CQRJVHF 2013 -  A LABRE/RJ convida a todos os colegas radioamadores a participarem de mais uma edição do CQRJVHF 2013, que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho de 2013. Maiores informações no site da LABRE/RJ em www.labre-rj.org.br


«««««««««

FALECIMENTO

Informamos o falecimento do colega PY3FMF, Flavio Flain Marques, da cidade de Itaqui,  ocorrido no último dia 19 de junho de 2013.
Aos familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.


«««««««««

LIVRO DE RADIOELETRICIDADE

Já está à disposição dos interessados na sede da LABRE/RS,  o livro NOÇÕES DE RADIOELETRICIDADE PARA RADIOAMADORES, de autoria do Prof. José André Guimarães. É um livro recomendado para os radioamadores que desejam fazer provas para as classes B e A.


«««««««««

BOLETO BANCÁRIO

A LABRE/RS inova mais uma vez. Ficou mais fácil fazer os pagamentos das mensalidades, Esta disposição dos associados os boletos bancários devidamente identificáveis.
A LABRE/RS na última semana, procedeu a instalação nos computador da secretaria software da Caixa Economica Federal gerador do boleto bancário.
O colega interessado poderá solicitar para a secretaria o boleto com o valor que será enviado por e-mail  para o devido recolhimento. Para solicitação por e-mail labre-rs@labre-rs.com.br ou então por telefone (0xx51) 33683972.
Aproveite mais esta facilidade que a LABRE/RS coloca a disposição de seus colegas.


«««««««««


REPETIDORAS de  FLORES DA CUNHA

Recebemos a informação que devidos a problemas técnicos de interferências esporádicas, as repetidoras de Flores da Cunha, acham-se subtonadas em seus receptores, a saber:
- PY3HY de Flores da Cunha operando em 439.400 MHz ( Offset -5000) tem subtom 100.0 Hz
- PY3TCP de Flores da Cunha operando em 146.690 MHz ( Offset -600) tem subtom 100.0 Hz.

Informam Eduardo, PY3XP e Juracir, PY3MS
 

«««««««««

REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA LABRE/RS

No último dia 17 de junho, reuniu-se a Diretoria Executiva da LABRE/RS com seus diretores presentes, com exceção do colega Tomi, PU3TPR que mesmo não estando presente fisicamente não deixou de participar. A tecnologia se fez presente. As facilidades de comunicação que a internet possui nos permitiu fazer uma teleconferência entre os diretores na LABRE/RS em Porto Alegre, e o colega Tomi que se encontrava em Curitiba/PR, por motivos particulares.
Entre outros assuntos pautados na reunião, destacamos:
- Provas para o dia 29 de junho;
- Agenda radioamadorística para os meses de Julho e Agosto;
-  Concurso Farroupilha 2013;
- Evento social para o mês de Julho;
- Encontro D´Star em Porto Alegre
 
As reuniões da Diretoria Executiva ocorrem a cada 15 dias e sempre que possível estaremos divulgando as pautas abordadas para conhecimento dos colegas associados.
LABRE/RS Ligada no Radioamador

«««««««««


4º ENCONTRO D’STAR
 Porto Alegre dia 07 de setembro de 2013


O número de entusiastas da tecnologia D-STAR no Brasil tem crescido a cada dia. Novas repetidoras estão sendo colocadas no ar e experiências com equipamentos compatíveis realizadas por radioamadores interessados na disseminação do conhecimento .
No Brasil já foram realizados três encontros nacionais, cada um numa cidade diferente, para congregar os usuários de D-STAR e também aqueles que desejam o conhecer. No ano de 2012 o encontro foi na cidade de Brasília – DF e a edição deste ano será em Porto Alegre – RS.
Os preparativos para o evento já estão em sua fase final e temos o prazer de convidar a todos para se juntarem a nós no sábado, 07 de Setembro, no anfiteatro da SOGIPA em Porto Alegre onde ocorrerá o evento. A programação se dividirá entre palestras e workshops abordando estes e outros assuntos:
·      D-STAR: O que é?
·      DVAP e acessos portáteis D-STAR.
·      ircDDB: uma 3º geração de D-STAR?
·      Como iniciar no D-STAR?

Os ingressos para o evento, no valor de R$10,00 já podem ser adquiridos por um destes meios:
§  Diretamente na LABRE-RS
o   Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 Sala 330 – Porto Alegre – RS Telefone (51) 3368-3972
§  Depósito em conta bancária
o   Caixa Econômica Federal (ou Lotéricas): Agência 3447, Conta Corrente 318-6, Operação 003. Após efetuar o depósito enviar comprovante para o email 4encontrodstar@gmail.com , juntamente com seu nome, indicativo , cidade e endereço para remessa do convite. Caso deseje o envio por carta registrada, favor acrescentar o valor de R$4,20 ao depósito. Para esclarecimentos ligue (51) 9437-1441.
Importante: Para preparar melhor a estrutura e receber a todos com conforto, não serão disponibilizados convites na data do evento. Somente de forma antecipada.
Contamos com sua presença!
73!


«««««««««



NOTÍCIAS DA UNIÃO SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES

PAGANDO QSLs
Nossa competência como radioamador, vai muito além da realização do contato. Hoje são poucos os radioamadores que ligam suas estações apenas com a intenção de encontrar colegas com quem fala todos os dias e no mesmo QTR. Já temos uma geração de radioamadores que por formação, se dedicam ao radioamadorismo competitivo. Valorizam o contato com estações que ainda não estão no seu log, pois sabem que  cada novo contato, é uma peça importante para a solicitação de um futuro diploma. Temos a experiência de constatar que,  eventualmente, um QSL pode valer para a solicitação de diversos diplomas. Tanto para quem participa de rodadas ou pratica DX, o fato do contato só se consuma com a troca do QSL. Também conhecemos muitos radioamadores que não enviam seu QSL e outros tantos que não querem receber os QSLs  que lhe pertencem e que a nossa LABRE tem colocado à sua disposição.
Extrema falta de cultura radioamadorística!
Hoje temos  muitas maneiras de responder o QSL recebido. Também existem alguns diplomas, onde a confirmação pode ser feita de maneira que não aconteça a emissão e envio do QSL referente ao contato. No entanto é imprescindível que uma das estações faça a emissão do QSL. Normalmente quem o faz é quem tem a necessidade de confirmação do QSO.  Enviar o QSL de todos os contatos realizados é muito dispendioso, mas não podemos deixar de responder os QSLs recebidos.
Algumas confirmações são mais solicitadas em função das condições específicas da estação. Outras pela raridade em se contatar com uma estação de um determinado local ou país. Quem pratica tem o compromisso de confirmar o QSO!

GRANDE SURPRESA
No final da última quarta feira, tivemos mais uma vez, a grande alegria de receber um pacote de mais de 2 quilos de cartões QSLs enviados pelo PY3KIM, o Joaquim, nosso diretor de QSL da LABRE-RS.  Todos os colegas do centro do estado e que praticam radioamadorismo competitivo, receberam seus esperados QSLs durante nosso expediente do sábado pela manhã. Uma grande surpresa pela quantidade e pelo tempo que não recebíamos, uma quantidade tão significativa.
Nosso buro está funcionando, nossos colegas pelo mundo continuam cumprindo com este magnífico preceito ético e nós continuamos tendo momentos de grande alegria. Agora, por muitos dias estaremos ocupados em examinar cada um deles, fazer o lançamento no log e providenciando as respostas solicitadas. GRANDE SATISFAÇÃO! 

EXPEDIENTE
No  último sábado, durante nosso expediente, recebemos a visita de diversos colegas  e também de visitantes. Como é de costume, tivemos oportunidade de participar da discussão de diversos assuntos e relatos da prática operacional  da semana.
Aproveitamos para preparar a agenda da reunião que teremos com o comando da Cia COM, para nossa participação no Concurso Verde e Amarelo, como estação Militar. Também já começamos a anotar os interessados em participar como operador da PY3UR. Temos sempre em mente a importância de termos novatos participando da operação.  Esta oportunidade é única e pode ajudar aos novos radioamadores a se decidirem pelo radioamadorismo competitivo em sua prática operacional.  (Foto 2)

RODUSRA
A Rodada da USRA vai ao ar, de segunda a sexta feira, às 19:30, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz. Participe, faça amigos,  pratique radioamadorismo e fique bem informado.

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA  USRA.
Paulo – PY3PA




«««««««««

AFINAL, QUANTOS SÃO OS RADIOAMADORES NO RS?

Na semana passada, após recebermos a colaboração do colega Gilberto, PY3GIL, fazendo referencia ao número de radioamadores do RS e do Brasil fizemos alguns questionamentos, vocês lembram? E nós convocamos a todos opinarem sobre o assunto.

Bem, a resposta veio,  e para nossa surpresa o colega André, PY3IT, fez uma bela explanação. Aqueles que recebem o Boletim Digital da LABRE/RS poderão ler sua opinião na integra. Fique atento, pois aqueles que não recebem, poderão baixar o boletim digital diretamente da página da LABRE/RS, na aba QTC. Logo mais a noite.


«««««««««


A UTILIDADE DO RADIOESCUTA


É bem verdade que a atividade primordial do radioescuta se dá de maneira anônima, silenciosa, nos recônditos de seu QTH. Porém, se colocada à disposição da comunidade de radioamadores adequadamente, os resultados dessa atividade podem ser verdadeiramente de grande valia.

Em primeiro lugar, evidentemente, o relato do radioescuta é uma informação de como está a recepção dos sinais de um radioamador no QTH distante. É uma informação que por si só tende a despertar o interesse do emissor, pois ajuda a avaliar o alcance de suas emissões e possíveis aprimoramentos em seus futuros QSOs.

Quando se trata de QSOs entre uma estação nacional e estações mais difíceis – e por isso mais cobiçadas – o SWL pode se prontificar a fazer uma solicitação conjunta de QSL à estação figurinha, reduzindo ou eliminando os custos de envio para o radioamador. Obviamente, isso nem sempre acontece, mas a possibilidade é real. Para ilustrar esse caso, um exemplo: Em 27 de março de 2013, o radioescuta PP5002SWL ouviu um QSO entre PY1FC e A92GR (Bahrain) e, após um prévio contato por e-mail com ambos, percebeu que a estação estrangeira solicitava 2 dólares para cobrir despesas de envio direto do QSL. Diante disso, o radioescuta, que estava disposto a fazer esse pagamento, ofereceu ao operador brasileiro a possibilidade de, sem custos, receber também o QSL de A92GR para PY1FC e depois entregá-lo. A tempo: de qualquer forma, se o QSL da estação mais difícil jamais tivesse sido solicitado, o simples QSL do radioescuta à estação brasileira consistiria um testemunho de um terceiro de que aquele QSO realmente existiu – algo que, embora não seja válido para diplomas ou prêmios, pode encher de satisfação o operador.

Um outro serviço de grande importância que o radioescuta pode prestar é o envio de spots ao cluster. Os radioescutas devidamente cadastrados têm acesso ao mecanismo de cluster e podem ser muito úteis às estações que chamam CQ DX sem resposta, ou mesmo em contestes. No campo específico do conteste, percebe-se algo relevante: o SWL deixa de ser uma figura totalmente passiva na dinâmica do rádio, passando a uma postura ativa, pois dependendo do número de spots de escutas que faça de uma determinada estação concorrente, pode estar influenciando positivamente no número de QSOs que faça, abrindo caminho para uma pontuação mais expressiva.

Embora não seja usual, o relato do radioescuta pode conter detalhes que corrijam imperfeições no log original do radioamador. Ou seja, sempre é possível que o operador cometa algum lapso ao copiar ou transcrever o indicativo da contraparte, informação que um radioescuta pode, acidentalmente ou não, suprir posteriormente ao radioamador. Há registrado até mesmo o caso de uma expedição em que um problema físico nos relógios prejudicou a confecção de um log mais preciso, o qual foi enormemente beneficiado por um relato posterior de SWL que recuperou boa parte dos registros.

O SWL tem ainda a possibilidade de “policiar” as faixas de radioamadores contra a atividade de estações intrusas, que estejam emitindo inadequadamente nesses espaços. Um grande exemplo dessa atuação, é o veterano radioescuta sueco Ullmar Qvick (SM5-1252), que é membro voluntário e ativo da IARUMS – Sistema de Monitoramento da IARU – órgão que se ocupa de policiar a operação intrusa de OTHRs, estações de radiodifusão, CBs, serviços de táxi, etc.

Por fim, porém não menos importante, não se pode esquecer que a radioescuta é uma excelente “porta de entrada” para novos radioamadores. Embora isso não ocorra na totalidade dos casos, muitos dos radioescutas acabam, com o passar do tempo, tornando-se também radioamadores. O SWL contribui, assim, para a longevidade do radioamadorismo, proporcionando a aproximação e criação de laços entre as novas gerações e a prática do rádio. Ademais, é inegável a importância da atividade de SWL também no aspecto da popularidade do radiomadorismo, visto que a iniciação à prática da radioescuta é totalmente livre e de baixo custo, bastando para o seu início a posse de um aparelho receptor e uma antena com os requerimentos mínimos.



«««««««««


A LABRE/RS lembra que o boletim falado, o QTC da Labre/RS, é transmitido aos sábados na banda de 40m em 7.155khz  às 13:30hs, na Banda de 80m em 3.760Khz (80m) às 19:00hs, pela estação da LABRE/RS, PY3AA, pela União Santamariense de Radioamadores, PY3UR, pela PXPYclube de Caxias do Sul, a PY3PXY ou  ainda pelo Clube de Radioamadores de Uruguaiana, a PY3CRU, em finais de semanas alternados.

No interior do Estado o QTC é  transmitido em VHF pelas repetidoras de IJUI  -145.380 (-) ou 147.280(+), pelo colega Rogerio Gewehr, PY3RG, E pela repetidora do Radio Clube de Pelotas em 145.480 (-) às 18:30hs, sendo esta transmissão simultânea a leitura de 10m em 28.430Khz pelo colega Daison Lopes, PY3WS. Lembrando que  o sinal da repetidora do Rádio Clube de Pelotas, esta linkado com Santana do Livramento e Rivera através do link Alvarez - PY3KZ - PY3AP, pelo  link do Alexandre de Passo Fundo, e ainda pela  Repeditora de  FLORES DA CUNHA-RS a PY3TCP ( via echolink).
Aos domingos pela manhã o colega LUIS RONALDO ROSA, PT2GL faz a leitura via ecolink nas salas
LIBERDADE, BRASILIA DF, CANOAS-RS, BENGO JAPAN e GAUCHO LINKS
Desde já agradecemos
a colaboração dos colegas na leitura do QTC da LABRE/RS.
Este boletim foi elaborado pelo Departamento Social da LABRE/RS com a colaboração de colegas radioamadores e radioclubes do interior do Estado.
Um bom final de semana.

Para maiores informações da LABRE/RS visite nossos sites em
            WWW.LABRE-RS.ORG.BR OU
WWW.FACEBOOK.COM/LABRE.RS