Informativo Radioamadoristico
Editado por: Mário Keiteris - py2mxk : http://Qsy.to/py2mxk
MEGA SITE DE RADIOAMADORISMO DO Leo - Py2mok
SITE DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE RADIOAMADOR Leo - Py2mok
SITE DOS LIVROS DE RADIOAMADORISMO DO Mário Py2mxk
Mega Site de Radioamadorismo (100 temas diferentes):
http://py2mok.R8.org
solicitações, informações ou criticas clique aqui : py2mxk@yahoo.com.br
Linha de produtos NOVOS e permanentes do Bazar do rádio:
Válvulas termiônicas novas : ----6JB6 ----
Cabos alimentação :12 volts rádios HF=kenwood, Yaesu, Icom, outros foto dos cabos
Microfones KBS : NOVOS linha completa
O Léo Py2mok domina a tecnologia do transistor, do circuito integrado e da válvula! Técnico especializado em transmissão e radiofreqüência.
HUMOR
Charge animada:
Brasileiros barrados
Clique aqui para ver a charge animada
COLUNA DO MÁRIO KEITERIS - PY 2 M X K
Radioamador veterano e Escritor
O RADIOAMADORISMO COMEÇOU ASSIM Autoria : Mário Keiteris - PY2 M X K - Radioamador Veterano e Escritor Abril 12
Depois do sucesso da transmissão transatlântica do Marconi no ano de 1901, registra-se nos Estados Unidos um vertiginoso desenvolvimento na auto construção e experimentação de aparelhos TSF (telegrafia sem fios).
Ate o ano de 1908 é difícil distinguir entre os experimentadores por motivos profissionais, ou comerciais, e os radioamadores verdadeiros.
O ano em que nasceu a atividade radioamadoristica é possivelmente o ano de 1907, onde encontra-se um artigo que inicia-se com o título “COMO SE FAZ”, da Revista "Electrician & Mechanic Magazine" com uma minuciosa descrição dos componentes e aparelhos para as comunicações TSF de débil potencia, explicando detalhadamente sua auto construção.
Entre muitos artigos escritos por radioamadores desta época, que divulgavam com todos os detalhes suas experiências e seus resultados. Tais artigos escritos se fazem diferenciar dos experimentadores profissionais, divulgando segundo a concepção de cada radioamador que se dedicava aos estudos técnicos sem nenhum proveito econômico.
Ao ir aumentando o numero de radioamadores e ante o possível caos que se poderia organizar nas freqüências, no ano de 1912 foi promulgada a Lei TALF segundo a qual, nos Estados Unidos já existiam mais de 1000 radioamadores que teriam que obter uma licença federal, sendo que também foi limitada a potencia de saída em 1000 watts, ainda foram obrigados a abandonar as ondas longas, e concentrar-se ao redor da onda de 200 metros.
Segundo as opiniões difundidas naquele tempo, ate em ambientes científicos, estas ondas não permitiam comunicações a grandes distancias. Com efeito, com a potencia de 1000 watts, os radioamadores no ano de 1914 conseguiam a duras penas comunicar-se entre 200 a 300 kilometros, empregando receptores muito complicados.
É constituído naquele ano, em “Hartford, Connecticut, a ARRL (American Radio Relay League“), com o desejo de coordenar a atividade dos radioamadores e realizar, com a repetição de mensagens, uma aproximação de lugares situados nos extremos e confins dos U.S.A.
Nas estatísticas do ano de 1915 os sócios da associação tinham uma idade compreendida entre os 15 e 65 anos.
Os radioamadores demonstraram que, mesmo empregando um comprimento de onda pouco vantajosa e uma potencia limitada, podiam com apenas 5 transmissões fazer chegar uma mensagem desde a costa Atlântica ate a Califórnia em menos de uma hora.
Depois da Primeira Guerra Mundial registra-se um grande desenvolvimento de atividades dos radioamadores. Enquanto na Europa havia dezenas de emissoras amadoras, nos E.U.A., em 1920 já existiam 6000.
Com as melhorias introduzidas e com emprego de válvulas termiônicas tanto para receptar como para transmitir, os radioamadores começavam a pensar seriamente na união transatlântica utilizando potencias menores que 1 KW, em contraste com as centenas de kilowats necessárias nas potentes emissoras comerciais de ondas longas.
Foi depois de três experimentos coordenado pela ARRL americana e a RSGB inglesa e graças a um comunicado que durou varias horas na noite de 28 de novembro de 1923 entre Fred Schnel (USA) e o frances Leon Deloy, empregando menos de 400 watts em uma onda de 110 metros, ficou demonstrado que as ondas curtas melhor que as ondas longas, onde conseguia-se comunicações a uma distância excepcionalmente grande com uma potencia relativamente pequena (naquela época).
Anteriormente ao ano de 1927, o nascimento da radiodifusão e o desenvolvimento de muitos serviços que empregavam a radio comunicação, criaram uma situação extremamente perigosa para a sobrevivência do radioamadorismo ( estamos vivendo este “ripley” na atualidade).
Afortunadamente os Estados Unidos, pais de maior progresso neste campo, tendo por baixo o ponto de vista a quantidade de radioamadores, demonstraram que com uma legislação inteligente, um grande numero de emissoras com destino de variados serviços poderiam conviver no espectro geral.
Depois da radiodifusão veio, por exemplo, a redução do comprimento da banda, para apenas 9 MHz. Para as emissoras comerciais, da marinha, do exercito foram proibidas de empregar transmissores de chispas, já que naquele tempo representava uma geração de interferências em ampla parte do espectro, e assim sucessivamente.
A legislação americana foi em grande parte aceita pela Conferencia Mundial ITU (Unión Internacional de Telecomunicaciones) no ano de 1927, a qual, pela primeira vez, estabelecia a exatidão das radio comunicações desde as ondas longas até as ondas curtíssimas de 5 metros (60 MHz.).
Desde 1927 em diante, através de varias Conferencias ITU, o Serviço do Radioamador foi variando progressivamente no seu aspecto e no espectro.
Na Conferencia de 1927 as bandas aceitas foram seis; a mais alta, de caráter pioneiro, terminava em 60 MHz.; A soma das gamas de ondas compreende 3485 KHz.
Depois da Conferencia de Genebra de 1959 as cinco gamas de onda decamétricas somavam 2500 KHz. Exclusivamente, compartilhadas conjuntamente com outros serviços em mais de 400 KHz.
Com o aumento do numero de radioamadores ( um pouco mais de 200000 no ano de 1927, para mais de 1 milhão no ano de 1978, (hoje temos mais de 3500000), e ao reduzir-se o espectro disponível, foi inevitável a obrigação de melhorar os meios técnicos para reduzir a amplitude dos canais ocupados pelos transmissores e, por outra parte, para obter uma recepção limpa de interferências, causadas pelo congestionamento das bandas.
Paralelamente ao progresso dos meios de transmissão e recepção das bandas decamétricas, busca-se ao máximo uma eficiente utilização das bandas de VHF , UHF e SHF, não somente para comunicações em zonas visuais, como também nas comunicações a longa distância.
Observando os ciclos do progresso tecnológico devido a atividade dos radioamadores, notamos nitidamente que nos primeiros 35 anos, foram dedicados particularmente seus esforços para a melhoria dos circuitos.
Nos 60 anos seguintes foram resolvidos com os estudos dos radioamadores o aperfeiçoamentos das antenas de elevado ganho, foram realizados estudos sobre a propagação das ondas métricas (VHF), para alem do horizonte, para logo voltar aos últimos 10 anos, onde a melhora dos circuitos com a utilização de uma ampla gama de semicondutores não apenas nos transmissores, como também nos repetidores instalados em zonas elevadas e nos satélites que circundam o nosso planeta.
Estes últimos orbitando a uma altura de uns 1500 Km., permitem em cada ponto compreendido na banda de influencia, cerca de 20 minutos de comunicações VHF e UHF ate uma distancia de 7000 Km., a cada 115 minutos.
Autor : Mário Keiteris - PY2 M X K
Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial 73.
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DO MEU LIVRO EM FORMATO DIGITAL DE LIVRO ELETRÔNICO DE "EBOOK", A TODOS OS INTERESSADOS INTITULADO :
RADIOAMADORISMO : HOBBY? OU CIÊNCIA !
CLICA AQUI : http://Qsy.to/py2mxk
NOSSO INFORMATIVO É NOTICIA
NOVIDADES PARA OS RADIOAMADORES DE CUBA
Houve uma serie de modificações na regulamentação dos radioamadores de Cuba.
Trata-se da possibilidade de uso dos seguimentos em 80 e 40 metros para os operadores de 3ª
classe que ate agora somente podiam operar apenas nos 160 e 2 metros. Hoje em Cuba há mais de 2000 radioamadores com esse tipo de licença, e de prefixo CL
Assim a partir de 2012 você poderá escutar estações CL dos 7100 ate os 7125, e já sabes que trata-se de novas gerações de radioamadores cubanos.
Em 80 metros os encontraras dos 3550 ate os 3750.
Já estou imaginando que muitos dos colegas cubanos estão construindo suas novas antenas para estas novas bandas onde agora podem sair.
Mas o problema maior é que a potencia máxima permitida é de 10 watts, tanto em CW como em SSB.
TNX a Raúl E. Verdecie, CO8ZZ
MARINHA PROÍBE RADIOAMADORES NAS ILHAS SÃO PEDRO /SÃO PAULO
Objetivo:
Manter um programa contínuo e sistemático que visem à exploração, ao aproveitamento, à conservação e à gestão dos recursos naturais existentes no arquipélago e no seu entorno.
Obs.: Não são autorizadas expedições radioamadorísticas ao ASPSP, pois não atendem os objetivos do PROARQUIPELAGO.
Responsável na SECIRM:
Gerente do PROARQUIPELAGO
CC (T) Marco Antonio CARVALHO de Souza
Tel.: 61 3429-1320
e-mail: carvalho@secirm.mar.mil.br
MOVIMENTO LANDELL DE MOURA (Participe)
- O Site Movimento Landell de Moura (MLM) pode ser acessado em quatro idiomas, português, inglês, espanhol e alemão e contem dados e documentos relativos as invenções do Padre Landell, alem da biografia existente e links para outros sites que relatam o feito do cientista. Participe do abaixo assinado digital no site abaixo:
Visite o Site: www.mlm.landelldemoura.qsl.br
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ DIA MUNICIPAL DO RÁDIO AMADOR O prefeito de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, sancionou a nova Lei de reconhecimento aos serviços prestados pelos radioamadores, Projeto de Lei número 4.023/2011 que institui o dia 01º de agosto como " Dia Municipal do Radioamador" +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ NOVA FAIXA PARA OS RADIOAMADORES O Serviço de Radioamador conquistou na última terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012, nova alocação no espectro das Freqüências Médias (MF) entre 472 e 479 kHz em base secundária. A decisão ocorreu na Conferência Mundial de Rádio (WRC-12) da União Internacional das Telecomunicações (UIT) em Genebra, Suíça.
Ler mais: http://vhfmais.webnode.pt/news/radioamadorismo%20conquista%20nova%20faixa% 20de%20frequ%c3%aancia/
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Casa do Radioamador de Ribeirão Preto Estação: PY2KAR Freqüência: 146.670 SubTon 82.5 http://www.casadoradioamador.org.br. QTC CRRP 01/2012 Esta edição esta com tiragem de 38.778 contatos em 76 paises
http://www.casadoradioamador.org.br/docs/qtc/201109_QTCCRRP.pdf ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
COLUNA DO LEO PY2MOK NA RÁDIO APARECIDA
RADIOAMADORISMO NA RÁDIO APARECIDA
A Coluna do LEO PY2MOK pode ser ouvida no Programa Encontro Dx de Cassiano Macedo & J. Moura, nestas freqüências de ondas curtas da Rádio Aparecida com cobertura nacional e no estrangeiro, em aproximadamente 100 paises. www.radioaparecida.com.br/aparecidaOC
Ouça o Áudio da Coluna do Leo PY2MOK no Programa Encontro Dx
Arquivos de áudio: ouça as gravações das Colunas do LEO PY2MOK nos Programas Encontro Dx
clique aqui e ouça os arquivos de áudio-radioamadorismo
O RADIOAMADORISMO TEM ESPAÇO NA RÁDIO EBAMIX . A coluna do Leo na Rádio EBAMIX, com espaço permanente, Ouça todos os sábados as 12:30 horas e todos os domingos as 11,00 hs. em: http://www.ebamix.com.br/ O programa pode ser ouvido somente pela internet, no horário da transmissão, todos os sábados as 12:30 horas, e as 11:00 horas do domingo no site da Rádio Ebamix em: http://www.ebamix.com.br/ ou http://www.ebamix.com.br/ebamix3/index.php/programacão A Rádio EBAMIX tem cobertura nacional e internacional através da Internet.
"Microfones KBS NOVOS direto do fabricante"
http://microfone.kbs.assistencia-tecnica.net
Microfones KBS a venda
KBS 2000 KBS 2500 KBS 3000 KBS3500 KBS 9000
A VENDA
com:
LEO - PY2MOK .
Microfones direto do fabricante.
Pague inclusive parcelado no seu cartão de crédito.
Microfone KBS 2000 = mike de ganho
Microfone KBS 2500 = mike de ganho com cápsula dinâmica
Microfone KBS 3000 = mike de ganho com vox
Microfone KBS 3500 = mike de ganho + vox e cápsula dinâmica
Microfone KBS 9000 = mike de ganho com Eco
Mic KBS para transceptores de radioamador ou faixa do cidadão = compatível para: HF - VHF - PX - já vai com o conector para seu rádio!
Fotos e detalhes em:
http://KBS.assistencia-tecnica.net
ou
http://microfone.kbs.assistencia-tecnica.net
Contatos e pedidos de microfone em:
http://py2mok.assistencia-tecnica.net/contatos.htm
SITE DOS LIVROS DE RADIOAMADORISMO DO Mário Py2mxk
clica aqui: qsy.to/py2mxk
This newsletter has been brought to you by YourWebApps.com.
Create your own free mailing list, message board or database in a few easy steps.
Get rid of the ads- lease this WebApp for as little as $5 a month
Unsubscribe
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Dia do Radioamador
Colega Radioamador.
Hoje, dia 18 de abril é comemorado o Dia Internacional do Radioamador.
“Radioamadorismo” um hobby, onde o emprego da técnica é uma constante, para desenvolvê-lo. Continuamente a isto esta aliado o espírito de coletividade, humanismo, civismo e muito mais, moldando “o radioamador”. Parabéns aquele que o pratica.
A Labre/RS não poderia deixar passar esta data em branco e para tal parabeniza você radioamador e também apreciador deste fantástico hobby.
Aproveitamos este momento para enviar a você uma tabela de bandas HF, desenvolvida a partir do Anexo à Resolução 452 de 11 de Dezembro de 2006, Regulamento Sobre Condições de Uso de Radiofreqüências Pelo Serviço de Radioamador, onde ilustra graficamente tão somente as bandas de HF de 160 a 10m, identificando cuidadosamente as classes (A) (B) e (C) e quais os modos são possíveis praticá-los, lembramos que poderá haver alterações nesta tabela em virtude de uma futura alteração da nossa legislação.
Um forte 73 a todos e novamente nosso Parabéns a você colega Radioamador.
Diretoria Social
Labre/RS - "Ligada no radioamador".
www.facebook.com/labre.rs
1 Arquivo anexado| 61KB
Assinar:
Postagens (Atom)