quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

MANUTENÇÃO DE RADIOS

O Léo Py2mok domina a tecnologia do transistor, do circuito integrado e da válvula! Técnico especializado em transmissão e radiofreqüência
Sobre manutenção de transceptores - clica aqui

TORRES PARA RADIOAMADOR

TORRES DE RADIOAMADOR

INTRODUÇÃO
Falta de informação ou medo talvez sejam alguns dos motivos pelos quais vários Radioamadores evitam as Torres,além de outras dificuldades(local inadequado,investimento alto,etc.). Realmente as Torres oferecem perigo,seja por má fabricação ou colocação inadequada e,estes entre outros fatos,acabam por provocar mais celeuma sobre o assunto.As Torres não são um "Tabu" ou um "Elefante Branco" como pensam alguns.Muito pelo contrário.Quando bem fabricadas e corretamente instaladas,requerem pouca manutenção nos primeiros anos de uso e esta manutenção não é algo tão dispendioso como se imagina.A primeira medida a ser adotada pelo interessado na aquisição de uma Torre é considerar a relação custo/benefício e as várias etapas para a sua instalação.Como a segurança vem sempre em primeiro lugar,sob hipótese alguma o responsável poderá desconsiderar a probabilidade da Torre desabar,uma vez que os acidentes(quer por força da natureza ou não) podem ocorrer podendo,inclusive,causar danos fatais e/ou materiais não só para o proprietário como para terceiros.Em contrapartida,sugere-se a contratação de profissional(Engenheiro Civil/Engenheiro Mecânico)habilitado ou Empresa especializada para a realização da instalação,objetivando um serviço correta e competentemente executado,onde os riscos são mínimos e a satisfação será garantida.

CONSIDERAÇÕES Torres são estruturas de metal(alumínio,ferro galvanizado, etc.)destinadas a suportar - na maioria dos casos - o Rotor e as Antenas Direcionais que fazem parte da estação. A altura de uma Torre pode estar relacionada: -À uma necessidade específica(vencer um obstáculo);-Em função de objetivos(Antenas necessitam de alturas compatíveis com o comprimento de onda,rendimento,etc.); -Por um ideal ou capricho do proprietário. As alturas mais usuais situam-se entre 12 e 20 metros. Normalmente a seção de uma Torre é triangular,quadrada ou retangular,permitindo a subida por seus módulos que medem entre 2 e 6 metros cada.Por exemplo:Uma Torre com 15 metros de altura,muito provavelmente,será composta por 3 módulos de 5 metros ou 5 módulos de 3 metros. Os módulos,por exemplo,podem ser fabricados por cantoneiras ou tubos galvanizados contra-aventados por ferro liso.Costumam vir pintados pelo fabricante e,em alguns casos,uma camada complementar de material anti-corrosivo e uma re-pintura são aconselháveis,assim como o emprego de parafusos,porcas e arruelas de aço inoxidável,no sentido de prolongar a durabilidade do conjunto. Os 3 tipos mais comuns de Torre são:
TELESCÓPICAS
(os módulos são içados por manivelas,carretilhas ou motor elétrico)
AUTO-SUPORTADAS

ESTAIADAS

A quase totalidade das Torres Telescópicas são auto-suportadas e,como tais,necessitam de uma excelente Base de Fixação(algumas destas Torres possuem o primeiro módulo dotado de um sistema de engate,com a base,que se baseia na utilização de dobradiças fixadas à parte inferior do módulo),enquanto que as Torres que não são auto-suportadas utilizam "estai" (conhecidos,também,como esticadores,que nada mais são do que cabos de aço que atuam como tirantes,geralmente fixados a cada terço da Torre e presos ao solo pela outra extremidade).
ITENS PARA ANÁLISE Como dito na INTRODUÇÃO,algumas dificuldades devem ser levadas em consideração,além de outros itens que fazem parte de uma prévia análise, para que o Radioamador possa refletir antes de tomar a decisão de instalar uma Torre.Neste sentido então,saber de antemão: -Quantas Antenas serão instaladas? -Qual a disposição destas,no mastro? -Qual a área vélica implícita? -Existem obstáculos(galhos de árvore,por ex.)que podem impedir o giro das Antenas? -Como será instalado o Rotor? -Quantos mancais de rolamento serão utilizados?Como? -Quando da manutenção,como retirar o Rotor sem ter de mexer nas Antenas? -Como será o acoplamento da mastro com o Rotor? -Qual a distância da Torre à rede de fornecimento de energia elétrica,telefônica e outros serviços que utilizam cabeamento aéreo? -A necessidade de ler a Norma Brasileira ou o Código Municipal para coletar informações sobre o correto aterramento. -Considerar outros itens(tais como:Proximidade de Aeroportos, fixação em Morros e no alto de prédios,como prender os cabos coaxiais,que tipo,bitola e forma de prender os cabos de aço dos estai,etc.).


O LOCAL O local escolhido para se instalar a Torre deverá ser adequado,livre e desimpedido,proporcionando espaço suficiente para a construção da Base de Fixação e dispor de uma boa área para a montagem das Antenas. Levar em consideração a distância entre a Torre e o "shack" que,preferencialmente,deverá ser a menor possível para evitar grandes metragens dos cabos coaxiais.
A BASE DE FIXAÇÃO A etapa construtiva caracterizada pela obra civil deve ser corretamente executada,para se evitar problemas no futuro,uma vez que as Torres ficarão expostas,de forma contínua,às intempéries,tendo que resistir à múltiplos esforços(momentos fletores,torçores,sobrecarga,etc.)além de outras ocorrências(quebra de parafuso,etc.). A obra civil a ser realizada no local onde será colocada a Torre levará em conta:escavação e identificação do solo,preparo da cava e da parte estrutural que ficará submersa no concreto,amassamento e lançamento do concreto,fixação,nivelamento,prumo,acabamento e limpeza. Torres auto-suportadas costumam ter blocos de fundação em suas bases,enquanto que as estaiadas utilizam-se de sapatas. A altura da Torre,o tipo de solo e a sua taxa de resistência à compressão,pesos e outras informações relativas ao serviço de instalação, como um todo,deverão ser levadas em consideração para efeito do cálculo da base.Neste quesito relativo à fundação,logicamente o concreto é o elemento principal e o seu preparo,bem como a sua cura,requerem atenção e conhecimento do executor do serviço.Não deixe isto na mão de curiosos ou "entendidos". Tenha em mente o seguinte exemplo:Uma Torre auto-suportada entre 20 a 22 metros de altura,dependendo da característica do solo, consumirá,aproximadamente,dois metros cúbicos de concreto(algo em torno de mais de 600 Kg.de cimento)sendo a altura do bloco de fundação algo em torno de uns dois metros de altura,mais ou menos.Não adianta tomar este valor como algo certo e sair dividindo ou multiplicando para tentar "acochambrar" o cálculo para um tipo qualquer de Torre.Os valores NÃO são tabelados.Sempre dependerá de quesitos que se relacionam com a Torre em questão.

CONCLUSÃO Como existe literatura específica sobre Torres,seria por demais anti-ético repetir,neste espaço,tais conteúdos,até porque estas bibliografias estão disponíveis para serem consultadas e caracterizam-se pela excelente abordagem técnica sobre o tema,estando repletas de desenhos e figuras que auxiliam o entendimento,por parte do leitor. Portanto,o presente texto NÃO prima por nenhuma inovação ou "receita de bôlo".A idéia foi a de desmistificar o assunto,alertando sobre itens a serem pré-considerados e fornecer algumas informações que possam ajudar ao Radioamador novato a refletir bem antes de instalar uma Torre. Por outro lado,orientações e recomendações que são fornecidas por fabricantes de Torres,são muito úteis para aquele que optar em realizar, por conta própria,tal empreitada. Finalmente,não hesite em ter a sua Torre pois,certamente, haverá um incremento significativo à sua estação.
73 à todos. LEO (PY1LJ)

OLHE A CHARGE ANIMADA

HUMOR
Charge animada:
Pertences suspeitos, esquecidos
Clique aqui para ver a charge animada