quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Radioamadores querem providências do governo contra interferências no serviço





Radioamadores querem providências do governo contra interferências no serviço

Representantes de entidades de radioamadores, acompanhados de técnicos da Anatel, estiveram nesta quarta-feira (18) com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para reivindicar alterações na regulamentação do serviço. “É preciso adaptar as normas que regem o rádioamador à realidade atual, de grande evolução tecnológica”, defendeu Atilano Oms Sobrinho , do Grupo Araucária de DX, e que preside a IESA Óleo & Gás, uma das mais importantes empresas de engenharia, montagem e construção.
A principal queixa dos radioamadores é a interferência que o serviço sofre com o uso de vários equipamentos eletrônicos, que vão desde liquidificadores, retificadores até semáforos que usam a tecnologia led. Eles alegam que esses equipamentos interferem também na faixa da radiodifusão, especialmente a usada pela rádio digital. Eles informaram que o problema decorre da falta de lei e normas no país, limitando a emissão de barulho por esses equipamentos. Oms ressaltou que os equipamentos que causam mais interferências são os asiáticos.
A reivindicação é de que o governo, por meio da Anatel, Inmetro, ABNT normatizem as emissões permitidas por esses equipamentos. “Se o governo não tomar providências, a tendência é de só piorar as interferências, principalmente em serviços que usam as frequências altas”, disse Oms.
Além disso, os radioamadores querem a simplificação da normatização para obtenção da licença. “Atualmente, as exigências feitas ao radioamador são as mesmas impostas a grandes grupos de TV”, comparou o presidente da Lista de Radioamadores do Distrito Federal, Orlando Peres. Ele também defende a isenção do Imposto de Impostação para a compra dos equipamentos necessários ao serviço, todos produzidos fora do país.
Radioamadores e Anatel ficaram de detalhar as reivindicações em novas reuniões. O Brasil tem cerca de 35 mil radioamadores licenciados e a frequência usada é a de 430 a 440 MHz.

Emergência On Line



Quem somos PDF Imprimir E-mail



O Portal Emergência On Line é uma iniciativa de voluntários da Defesa Civil, Cruz Vermelha, Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, membros do Corpo de Bombeiros, entre outros, espalhados por todo o território nacional. O que uniu este grupo é a vontade e a necessidade de divulgar ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução diante de eventos adversos naturais ou não, ocorridos no Brasil, além da troca de informações e experiências de atividades afins.
Com um trabalho totalmente voluntário, contando apenas com a contribuição do tempo livre e da disponibilidade de cada um, veiculamos, diariamente, notícias, artigos, fotos, entrevistas, legislação, cursos, equipamentos, produtos e tantas informações importantes para os que atuam nestes segmentos.
Com objetivo de enriquecer ainda mais o site, com a troca de experiências e informações, queremos convidá-lo a contribuir com este projeto, que acreditamos ser útil a todos.
Divulgue as ações da Defesa Civil do seu município ou do seu estado, das ações do SAMU, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros entre outros. Participe de projetos como o “PLUVIO”, sistema de coleta de informações pluviométricas, em desenvolvimento por alunos da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, disponibilizado gratuitamente, ou divulgue seu projeto, conquistando novas parcerias.
Você pode enviar material relacionado aos temas abordados (artigos, notícias, cursos, capacitações, divulgação de atividades, relatórios operacionais, projetos, imagens) que serão publicados gratuitamente no site ou cadastrando-se como editor/colaborador (gratuitamente) com acesso permitido para inserção do material diretamente no portal.
Aprenda com as experiências, as limitações e as potencialidades, de profissionais e voluntários que atuam, anonimamente, nas ações de urgência e emergência no Brasil e no mundo.
Participe! Divulgue!
De alguma forma, juntos, nós poderemos fazer a diferença!
Otavio Mello
Webmaster Biênio 2011-2013