quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

QTC - Sistema de Comunicações Aeronáticos



MATERIA PARA QTC - SISTEMA DE COMUNICAÇÕES AERONÁUTICOS



Os  SISTEMAS AVIÔNICOS de  COMUNICAÇÃO instalados nas AERONAVES  , têm
a função  básica de prover  a COMUNICAÇÃO , interna
entre  tripulantes  cm o exterior da AERONAVE.
Podemos  classíficá-los em Sistemas COMUNICAÇÕES interna, Comunicação
Externa - da Aeronave  .
Antes  porém  vamos  definir  as principais  faixas  de frequências
para  os EQUIPAMENTOS  DE COMUNICAÇÕES  no sentido de facilitar  o
nosso estudo.
Esta  divisão  é apenas uma convinência  na prática  alguns
equipamentos podem ter  sua gama  de frequência  começando  em uma
faixa  e terminando em outra.
Faixas de Frequências  de alguns  equipamentos de BORDO -  HZ
20 Hz  a 20 Khz    Áudio    caixa de áudio ( ICS ).
2  Mhz  a 300 Mhz  HF      Comunicações  de longa DISTÂNCIA  ( HF-SSB )
118 Mhz  a  138.9 Mhz  VHF  COM  - Comunicação  Aeronave Torre  controle em VHF.
220 Mhz  a 400 Mhz  UHF-COM  Comunicação entre Aeronaves  em UHF
Outros equipamentos opcionais de COMUNICAÇÃO  podem  ser usados  em
SITUAÇÕES ESPECIAIS, Operação  Policiais  , Operações  MARITIMAS
frequências  táticas  de uso  MILITAR , frequências  próprias dos
OPERADORES  etc,.
A maioria  destes equipamentos  operam  na faixa  de HF  e VHF.

SIstema  de  Comunicação ICSS.  (caixa de controle  de áudio ).
ICSS - Intercomuication  control  system  - sistema  de interfone  de
bordo . Conhecido simplesmente  como  *caixa de áudio * ste sistema
serve  para  comunicação  entre tripulação da AERONAVE  e os
passageiros  .
Este  sistema  também serve  como caixa  misturador  dos audios recebidos .
Permite além  da COMUNICAÇÃO    e da Navegação.

SISTEMA  HF

Conhecido como  SSB  ( Single  side de band )  este tipo  de
equipamento  permit  a COMUNICAÇÃO da AERONAVE  com  sua base ou com
outra  Aeronave.
Tem  alcance  ilimitado de transmissão e Rcepção e depende apenas da
frequência  escolhida  .
O Sistema  provê  a  Comunicação  usando  um sistema de modulação  de
voz  tipo SSB  -  banda  lateral única  , dai  o nome  comum SSB.Todos
os equipamentos  de SSB  também  permitem a Comunicação  com
modulação  AM -  amplitude  Modulada.

ATENÇÃO  CUIDADOS
Com o sistema  de COMUNICAÇÕES mais  importante  das AERONAVES. ,
Eles  permitem  a COMUNICAÇÃO entre a  Aeronave e as  Torres de
Controle de tráfego  Aéreo.
Sua  faixa  de frequência  é de  118.000 Mhz  a 136.975 MHz  com
espaçamento de 25  KHz  . Assim  centenas de canais de Comunicação
estão  a disposição do Piloto.

VHF  COMUNICAÇÃO  KY  196  da KING

A modulação é única AM - Amplitude  Modulada. O equipamento  se
comp~e  de Transceptor  e Antena .
A potência  máxima de  transmissão varia  entre  10 W e no máximo
25W de Rádio  frequência  .
O seu  alcance  é  aproximadamente de  100 MN  e depende da  altitude
da AERONAVE.

OPERAÇÃO  A Comunicação é feita  primeiro  selecionando  a frequência
da Estação  desejada , em seguida ajusta-se  o controle de volume de
rececpção  e o squelch -  controle do nível  de ruido  quando  não há
portadora de VHF  presente  e finalmente a seleção do canal  de
TRANSMISSÃO e RECEPÇÃO de VHF na Caixa de  Áudio.
Aperte o botão PTT, para falar  e olte para receber  o áudio. Nos
VHF-COM a frequência  de 125.50 Mz  é de EMERGÊNCIA  e  todas as
Torres
de escuta  permanente  nesta frequência  .
Em alguns  casos  o VHF - COM esta  no mesmo  equipamento que o
VHF-NAV, é o casoo do  KX 165  da KING

SISTEMA  DE  UHF

É similar ao sistema VHF  , o sistema  de UHF  serve para Comunicação
entre Aeronaves  ou uma Estação  de  Terra. É opcional  Trabalha  na
faixa  de Frrequência  entre  200  MHz  .
A sua  frequência  de 243 MHz  ´de emergência e as Torres  de
Controles  têm escuta permanente  nesta frequência  .O funcionamento
e a composição dos Sistemas de UHF são similares  aos  dos sistemas
de VHF.

LUIZ RONALDO - PT2GL - PY3LR

BRASILIA-DF, EM 08 DE JANEIRO DE 2014