MATERIA PARA QTC - SISTEMA DE COMUNICAÇÕES AERONÁUTICOS
Os SISTEMAS AVIÔNICOS de COMUNICAÇÃO instalados nas AERONAVES , têm
a função básica de prover a COMUNICAÇÃO , interna
entre tripulantes cm o exterior da AERONAVE.
Podemos classíficá-los em Sistemas COMUNICAÇÕES interna, Comunicação
Externa - da Aeronave .
Antes porém vamos definir as principais faixas de frequências
para os EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÕES no sentido de facilitar o
nosso estudo.
Esta divisão é apenas uma convinência na prática alguns
equipamentos podem ter sua gama de frequência começando em uma
faixa e terminando em outra.
Faixas de Frequências de alguns equipamentos de BORDO - HZ
20 Hz a 20 Khz Áudio caixa de áudio ( ICS ).
2 Mhz a 300 Mhz HF Comunicações de longa DISTÂNCIA ( HF-SSB )
118 Mhz a 138.9 Mhz VHF COM - Comunicação Aeronave Torre controle em VHF.
220 Mhz a 400 Mhz UHF-COM Comunicação entre Aeronaves em UHF
Outros equipamentos opcionais de COMUNICAÇÃO podem ser usados em
SITUAÇÕES ESPECIAIS, Operação Policiais , Operações MARITIMAS
frequências táticas de uso MILITAR , frequências próprias dos
OPERADORES etc,.
A maioria destes equipamentos operam na faixa de HF e VHF.
SIstema de Comunicação ICSS. (caixa de controle de áudio ).
ICSS - Intercomuication control system - sistema de interfone de
bordo . Conhecido simplesmente como *caixa de áudio * ste sistema
serve para comunicação entre tripulação da AERONAVE e os
passageiros .
Este sistema também serve como caixa misturador dos audios recebidos .
Permite além da COMUNICAÇÃO e da Navegação.
SISTEMA HF
Conhecido como SSB ( Single side de band ) este tipo de
equipamento permit a COMUNICAÇÃO da AERONAVE com sua base ou com
outra Aeronave.
Tem alcance ilimitado de transmissão e Rcepção e depende apenas da
frequência escolhida .
O Sistema provê a Comunicação usando um sistema de modulação de
voz tipo SSB - banda lateral única , dai o nome comum SSB.Todos
os equipamentos de SSB também permitem a Comunicação com
modulação AM - amplitude Modulada.
ATENÇÃO CUIDADOS
Com o sistema de COMUNICAÇÕES mais importante das AERONAVES. ,
Eles permitem a COMUNICAÇÃO entre a Aeronave e as Torres de
Controle de tráfego Aéreo.
Sua faixa de frequência é de 118.000 Mhz a 136.975 MHz com
espaçamento de 25 KHz . Assim centenas de canais de Comunicação
estão a disposição do Piloto.
VHF COMUNICAÇÃO KY 196 da KING
A modulação é única AM - Amplitude Modulada. O equipamento se
comp~e de Transceptor e Antena .
A potência máxima de transmissão varia entre 10 W e no máximo
25W de Rádio frequência .
O seu alcance é aproximadamente de 100 MN e depende da altitude
da AERONAVE.
OPERAÇÃO A Comunicação é feita primeiro selecionando a frequência
da Estação desejada , em seguida ajusta-se o controle de volume de
rececpção e o squelch - controle do nível de ruido quando não há
portadora de VHF presente e finalmente a seleção do canal de
TRANSMISSÃO e RECEPÇÃO de VHF na Caixa de Áudio.
Aperte o botão PTT, para falar e olte para receber o áudio. Nos
VHF-COM a frequência de 125.50 Mz é de EMERGÊNCIA e todas as
Torres
de escuta permanente nesta frequência .
Em alguns casos o VHF - COM esta no mesmo equipamento que o
VHF-NAV, é o casoo do KX 165 da KING
SISTEMA DE UHF
É similar ao sistema VHF , o sistema de UHF serve para Comunicação
entre Aeronaves ou uma Estação de Terra. É opcional Trabalha na
faixa de Frrequência entre 200 MHz .
A sua frequência de 243 MHz ´de emergência e as Torres de
Controles têm escuta permanente nesta frequência .O funcionamento
e a composição dos Sistemas de UHF são similares aos dos sistemas
de VHF.
LUIZ RONALDO - PT2GL - PY3LR
BRASILIA-DF, EM 08 DE JANEIRO DE 2014