sábado, 2 de fevereiro de 2013

Boletim de Radiamadorismo -LABRE DF









LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RÁDIO EMISSÃO
ADMINISTRAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – LABRE-DF

QTC nº. 4/2013 - Brasília, 02 de fevereiro de 2013

Saudações aos colegas Radioamadores do Distrito Federal e do Entorno e a todos aqueles que nos prestigiam com a sua audiência.
Iniciamos agora o quarto QTC da LABRE-DF do ano de 2013, esperando que todos tenham passado uma ótima semana, com paz, amor, saúde, muita propagação e QSJ.
- A LABRE comemora hoje seus 79 anos
Fundada no dia 2 de fevereiro de 1934, a LABRE comemora hoje seus 79 anos de existência, sempre trabalhando em prol do radioamadorismo brasileiro, como a única entidade nacional reconhecida pela IARU e Anatel como porta voz do radioamadorismo brasileiro.
A LABRE-DF orgulha-se em fazer parte de nossa entidade maior e gostaria de ter a totalidade dos radioamadores do DF irmanados sob sua bandeira. Sigamos juntos para sermos cada vez mais fortes.

- A LABRE divulga seu programa de diplomas
Para comemorar a passagem de seus 79 anos de fundação, a LABRE está promovendo a divulgação de seu programa de diplomas, com especial destaque para o WAB Worked All Brazil. Para fazer jus a esse diploma os radioamadores e radio-escutas devem trabalhar uma estação em cada um dos estados brasileiros nas faixas de HF, sem restrição de data ou modalidade.
Veja o regulamento completo do WAB e também dos diplomas WAA Worked All Americas, WAO Worked Atlantic Ocean e DBDX Diploma Brasileiro de DX na página da LABRE na internet  www.labre.org.br

- A LABRE encaminha sugestão à Anatel sobre certificação de fontes de alimentação
A LABRE, através de seu Grupo de Defesa Espectral, encaminhou à Anatel várias sugestões para o futuro Regulamento para Certificação e Homologação de Fontes de Alimentação e Carregadores que está sendo preparado. As sugestões respondem à Consulta Pública No. 45 daquela Agência Reguladora.
Outras consultas públicas vem recebendo atenção do Grupo de Defesa Espectral da LABRE (GDE/LABRE), que vem fazendo contribuições sistemáticas às questões levantadas, como, por exemplo, a CP No. 20, que trata da reestruturação interna daquela agência, dos trâmites regulatórios e da administração das telecomunicações no país.
As propostas enviadas pela LABRE em nome dos radioamadores trataram do fortalecimento e expansão da fiscalização; da proteção, resguardo e sigilo dos dados de denunciantes; do acesso público à informação e documentos que envolvam conflitos espectrais; da publicidade das posições tomadas pela ouvidoria; e pela garantia do recebimento de informações da Anatel, após a agência ter sido acionada pela população. 

- IARU anuncia reunião sobre emergências
A IARU divulga que sua oficina de comunicações de emergência será realizada nos dias 24 e 25 de setembro, em Cancún, no México. O evento é aberto aos Coordenadores de Emergência e representantes das entidades membro da IARU Região 2, que compreende as três Américas, e destina-se a troca de experiências e aumento da interação entre as entidades da Região 2, bem como compor estratégias de respostas à situações de emergência de grande magnitude. A LABRE pretende se fazer presente.

- Eleições na LABRE-DF
Conforme determina o parágrafo 3º. Do Artigo 48 do estatuto da LABRE-DF, o Presidente do Conselho Administrativo da LABRE-DF publicou no dia 14 de janeiro o edital de convocação para eleição da Diretoria da Liga para o biênio 2013/2015. A eleição deverá ocorrer na sede da LABRE-DF no dia 16 de março, das 09 horas até às 15 horas. A inscrição de candidatos será feita em livro próprio, em chapas compostas por pretendentes aos cargos de Presidente e Vice-Presidente e estará aberta até dia 06 de março de 2013 na sede da LABRE-DF, das 13 horas até às 17 horas. O edital está fixado no quadro de avisos da LABRE-DF e já foi enviado por e-mail a todos os associados que tem essa facilidade registrada em seu cadastro. Participem da Diretoria e Conselhos de sua entidade. A renovação é salutar e todos devem doar uma parte de seu tempo em prol da coletividade.

- Expediente na LABRE-DF
A LABRE-DF está com expediente restrito às manhãs de sábado, das 10 horas às 13 horas, até que consigamos novo funcionário em substituição à Sra. Madalena, que mudou-se do DF.
Desculpamo-nos pelos transtornos que a situação temporária, que esperamos seja breve, possa causar.


- Finanças da LABRE-DF
Continuamos a luta por manter a LABRE-DF funcionando com os parcos recursos disponíveis. Como todos sabem, janeiro é um mês em que muita gente do DF viaja em férias e pensando nisso providenciamos, logo nos primeiros dias do mês, o envio de boletos de cobrança para os associados que optaram por esse meio de pagamento.
Terminado o mês fizemos um novo levantamento da situação de adimplência dos associados, que apresentou o seguinte resultado:

Composição do Quadro Associativo

CATEGORIA
QUANTIDADE
%
BENEMÉRITOS
1
0.47%
CLUBE
1
0.47%
CONTRIBUINTE
100
47.17%
EXTERNO
10
4.72%
JUVENIL
1
0.47%
REMIDO
99
46.70%
TOTAL
212
100.00%

Situação junto à Tesouraria

SÓCIOS PAGANTES - CATEGORIAS CLUBE, CONTRIBUINTE E EXTERNO
EM DIA
16
14.41%
DEVEM ATÉ 3 M
56
50.45%
DEVEM ATÉ 6 M
10
9.01%
DEVEM ATÉ 9 M
5
4.50%
DEVEM 10 MESES OU MAIS
24
21.62%
TOTAL
111
100.00

Nota-se a baixíssima porcentagem de associados em dia, menos de 15%. Mas entendemos que houve uma ligeira melhora, pois a metade dos sócios tem débitos de 3 meses ou menos e temos a esperança de que regularizem sua situação em breve.
Reconhecemos que a alteração no expediente da LABRE-DF pode ter dificultado o pagamento aos sócios que o fazem diretamente na sede e especialmente hoje manteremos plantão durante a eletroca para recebimento de mensalidades e doações.

- Abertas inscrições para exames da Anatel
Já estão abertas na página da Anatel na internet as inscrições para exames de ingresso e promoção do Serviço de Radioamador a serem realizados na sede da LABRE-DF no dia 23 de fevereiro. Além disso, na página da Agência estão as apostilas com a matéria exigida nos exames, que podem ser baixadas gratuitamente.

  

- Operações comemorativas
Para os próximos dias estão anunciadas várias atividades, dentre as quais destacamos:
- Comemorando os 100 anos da RSGB Radio Society of Great Britain a estação GM100RSGB está no ar até dia 28 de fevereiro nas diversas bandas de HF em SSB, CW e modos digitais. QSL via bureau.
- O Old Times Club, da União de Radioamadores da Sérvia, está completando 15 anos e para comemorar a estação YU15OTC está ativa até o final de fevereiro. QSL via YU6A.


- Operação na Ilha do Mel
O colega Arthur Gevaert, PY5VC, está formando um grupo exclusivamente de radioamadores escoteiros para ativar a Ilha do Mel, IOTA SA-047, no período de 21 a 28/07/2013. Informa que ainda há vagas na equipe e que gostaria de contar com representantes do DF. Parabéns ao Arthur pela iniciativa e desejamos sucesso na empreitada.

- RSGB reconhece a operação na ilha Gama
A RSGB reconheceu como válida a operação de L22D na Ilha Gama, IOTA SA-022, levada a efeito no final de semana passado por uma equipe do Grupo DX Bahia Blanca, da Argentina. Foram feitos 5.064 QSO  nas modalidades CW, SSB e PSK31, nas diversas bandas de HF. O QSL manager é LU7DSY e cartões via direta devem ser solicitados acompanhados de envelope auto-endereçado e IRC.

- Anunciadas operações em faróis brasileiros
Já são sete os faróis brasileiros anunciados para o Final de Semana dos Farois Sulamericanos, de 22 a 24 de fevereiro, sendo que dois deles, o farol da Solidão, no Rio Grande do Sul, e o farol Ponta da Sela, na ilha de São Sebastião, no estado de São Paulo, aparecem pela primeira vez na atividade. Veja quais são na página www.lu3dxg.com.ar .

- Concurso Brasília Ano 53
Lembramos a todos que em abril teremos o Concurso Brasília Ano 53, comemorando mais um aniversário da capital brasileira. Parece que ainda está longe, mas o tempo passa rápido e desde já convidamos os colegas, principalmente do DF, para participarem. Para essa edição do concurso serão implantadas novidades para facilitar a confecção dos relatórios e a apuração. Nas próximas edições do QTC traremos mais notícias a respeito

- Encontro Nacional de Radioamadores de Gravatá-PE
A Comissão Organizadora do 2º Encontro Nacional de Radioamadores de Gravatá e a LABRE-PE convidam os radioamadores e familiares para participarem do encontro de confraternização a ser realizado no salão de festas do Restaurante Famiglia Lucco, situado à Av. Gov. Agamenon Magalhães, 472 em Gravatá-PE no dia 16 de março.
Aqueles que desejarem aduirir camisa alusiva ao evento devem contactar o colega Nascimento- PY7JN pelos fones (81) 9970-6374 /8126-7891 até o dia 01 de março.

- 36º. Encontro da Rodada do Beco
O comandante Severo, PT2ZN, anuncia que já se encontra na página da Rodada do Beco www.beco.com.br a programação do 36º. Encontro da Rodada do Beco, que será realizado em Caldas Novas no período de 02 a 05 de maio. Programe-se e participe dessa que é uma das mais tradicionais festas do radioamadorismo do centro-oeste brasileiro.

TRABALHANDO DIPLOMAS
Aliados às comemorações da LABRE pelos seus 79 anos de fundação, hoje destacamos seu programa de diplomas:

O Diploma WAB está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com estações brasileiras em todos os 26 (vinte e seis) estados da Federação e a Capital do País, Brasília (PT2).

O Diploma WAA está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com 45 (quarenta e cinco) países nas áreas geográficas americanas, segundo a lista oficial de DXCC. Um deles, obrigatoriamente, terá que ser o Brasil.

O Diploma WAO está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contatos com 21 (vinte e um) países banhados pelo Oceano Atlântico e pelo menos uma estação brasileira situada em cada uma de suas regiões geográficas, como a seguir
1ª Região: PP1 ou PY1;
2ª Região: PP2, PQ2, PT2 ou PY2;
3ª Região: PY3;
4ª Região: PY4;
5ª Região: PP5 ou PY5;
6ª Região: PP6 ou PY6;
7ª Região: PP7, PR7, PS7, PT7 ou PY7;
8ª Região: PP8, PQ8, PR8, PS8, PT8, PV8, PW8 ou PY8; e
9ª Região: PT9 ou PY9
Ilhas Oceânicas: PY0.

O Diploma DBDX está disponível para todos os radioamadores do mundo que confirmem contato com um mínimo de 20 (vinte) países diferentes constantes da lista oficial do DXCC sendo obrigatoriamente um deles o Brasil. Todos os contatos devem ter sido feitos indistintamente nas bandas de 40, 80 e 160 metros.
Todas as solicitações deverão ser enviadas ao endereço da LABRE acompanhadas de 10 (dez) selos de 1º porte pelos radioamadores brasileiros e 10 (dez) dólares americanos ou o equivalente em IRC para os radioamadores estrangeiros.
LABRE
CAIXA POSTAL 4
70351-970 Brasília-DF
BRASIL

ANIVERSARIANTES DO PERÍODO DE 02 A 08 DE FEVEREIRO
            Com satisfação anunciamos os labreanos e seus dependentes que aniversariam no período de 02 a 08 de fevereiro:

02 - ROBERTO CAVALCANTE RIBEIRO - PT2CRR
02 - SILVANA SALVIANO SANTOS, cristalina de CLARISMUNDO SILVA SANTOS – PU9ORS

Aos aniversariantes, nossos votos de paz, amor, saúde e felicidade. Estendemos esses votos aos demais radioamadores e operadores da faixa do cidadão que estejam aniversariando nesse período.

ENCERRAMENTO
            Neste momento encerramos a transmissão de nosso QTC de número 3 de 2013, desejando a todos uma ótima semana, esperando encontrá-los no próximo sábado.
Mais uma vez lembramos que, excepcionalmente, até que seja contratado novo funcionário, o expediente da LABRE-DF ocorrerá apenas aos sábados, das 10 h até às 13 h.

            Antes de darmos a palavra aos colegas anteriormente inscritos, para as suas considerações e sugestões, consultamos se mais algum colega deseja se inscrever.
Lista de presença
INDICATIVO
NOME
PONTOS


Jornal Folha da Classe Mes de Janeiro 2013 - Impresso