quinta-feira, 26 de março de 2015

Trabalhando pra unificação da Folha da Classe


26 Março 2-15
Estamos trabalhando para a unificação dos Blogs da Folha da Classe em um SITE, aguarde, atualmente estamos em http://folhadaclasse.blogspot.com.br/

Tenhas em mãos sua Carteira com o MTB de Jornalista.




Como tirar o MTB de jornalista?

Folha da Classe
Carteira de Trabalho
O MTB é o registro profissional de jornalista. Com ele, os profissionais especializados em Comunicação Social, com habilidades voltadas à prática do Jornalismo, possuem seu registro vinculado ao Ministério do Trabalho através de um número de identificação inserido na Carteira Profissional.
Na verdade, o registro MTB nada mais é do que um impresso em uma etiqueta, colocado na parte destinada às anotações gerais da Carteira Profissional.
Documentos necessários
Para obter o MTB basta dirigir-se a uma Delegacia Regional do Trabalho mais próxima de você (se você residir na cidade de São Paulo recomendo uma localizada na Rua Martins Fontes, 109, próximo ao metrô Anhangabaú) para agendar o dia e o horário para retirada do registro. Nesse momento você recebe um papel com a lista de documentos que deve providenciar e também o conselho de chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência com os seguintes documentos (e cópias) em mãos:
1 – Diploma ou Certificado + Histórico (mais cópias);
2 – RG, CPF e PIS (mais cópias)
3 – Carteira de Trabalho (Cópia da página da foto, qualificação civil e alterações de identidade)
4 – Comprovante de endereço atual
Observação: O certificado deverá constar: data de colação de grau no passado, número do RG do aluno, portaria de reconhecimento do curso e a data da publicação no diário oficial. Nesse caso, o registro será provisório, válido por 1 ano.
IMPORTANTE: Junto com o comprovante de agendamento, você recebe um pequeno cartão para solicitação do registo profissional online, o Sirpweb DF. Lá, você deve fazer a impressão de duas cópias do requerimento para seu MTB de jornalista.
Por Leandro Massoni.