domingo, 3 de fevereiro de 2013

Radioamadorismo



Radioamadorismo

Publicado 03. Feb, 2013 por como Notícias, Radioamadorismo

O que é o PapoTech
Trata-se de de um experimento inédito que estamos testando com o intuito de despertar interesse nos novos radioamadores, e quem sabe nos velhos também, por assuntos técnicos e tecnológicos que já foram um dia a essência do radioamadorismo.
A idéia surgiu após recebermos inúmeros elogios pelas discussões técnicas em nosso bate papo de final de tarde na banda dos 40m. Ao percebermos um grande interesse por esse tipo de conteúdo, resolvemos batizar nosso bate papo de PapoTech e transformá-lo num Podcast.
Podcasts são programas com conteúdos específicos, normalmente ao estilo de talk shows, gravados em episódios, distribuidos gratuitamente online por meio de arquivos de áudio mp3. Podcasts são muito convenientes, pois o ouvinte é que escolhe o momento e local em que deseja ouví-los, sem precisar ficar disponível no momento que o evento é gravado ou transmitido ao vivo. E também é muito fácil acompanhar sua programação, pois existem vários programas que automatizam o download de cada novo episódio sempre que ele fica disponível.
Ouça um episódio clicando no player abaixo:
PapoTech – 004 – Filtros
Como acompanhar ao vivo pelo rádio
Você poderá acompanhar nosso experimento ouvindo nosso bate papo ao vivo. Ele vai ao ar diariamente por volta das 18h na frequência de 7.140MHz (40m). Se a frequência estiver ocupada, nos encontrará um pouco abaixo ou acima. A vantagem de acompanhá-lo ao vivo é que poderá participar do bate papo acrescentando informações ou tirando suas dúvida sobre o tema em questão. Se for participar ao vivo, não deixe de ler as regras de conduta para que tudo ocorra de uma forma organizada e respeitosa. Se quiser apenas ouvir, não deixe de passar seu indicativo quando perguntarmos no encerramento. Sua audiência é importante e funcionará como incentivo para continuarmos o trabalho.
Como acompanhar ao vivo pelo computador
Utilize um dos receptores de SDR online como o SDR de Sorocaba ou o SDR de São Paulo através do link: http://sdr.dyndns.org/. Basta escolher a banda de 40m no modo LSB e sintonizar nossa frequência.
Como fazer donwload do Podcast
Visite http://www.cram.org.br/papotech, clique com a direita do mouse no episódio desejado, clique em “salvar como” e salve-o em seu computador. Trata-se de um arquivo mp3 e poderá ouví-lo utilizando qualquer media player.
Como ouvir através de um Feed RSS
Usando qualquer programa agredador de RSS feed ou seu browser Internet Explorer ou Firefox, adicione o feed: http://www.cram.org.br/papotech/ptr.xml

Como ouvir em seu dispositivo Apple ou através da Apple Store
Clique no ícone iTunes abaixo para adicionar o PapoTech ao seu iTunes ou faça uma busca na Apple iTunes Store.

Esperamos que apreciem o experimento, que divulguem a todos os colegas que possam se interessar por radioamadorismo, e que participem através do rádio ou nos enviando e-mails com sugestões de assuntos que gostariam de ouvir no programa.
73 de PY2JF – João Roberto e PY2SDR – Edson
REGRAS DE CONDUTA
Câmbios de no máximo de 10 minutos com espaço - A duração máxima de cada transmissão não deverá exceder 10 minutos. Dessa forma o bate papo fica mais dinâmico, sem rodeios e não cansa os participantes com discursos redundantes e intermináveis. Ao receber a palavra, sempre dê um espaço para que outros consigam solictar a particpação.
Entre na conversa apenas se tiver dúvidas ou informações importantes – Entre no debate apenas se tem dúvidas ou informações relevantes ao tema em questão. Não entre apenas para cumprimentar ou fazer número. O tempo é limitado e não podemos interromper a dinâmica do debate passando a palavra pra alguém que não tem nada a acrescentar. Se é apenas para cumprimentar, aguarde o encerramento quando solicitaremos os indicativos dos ouvintes.
Mantenha-se no tema em questão – Debates serão baseados em temas e eles poderão ou não se extender por vários dias. Não interrompa um debate em andamento com questões sobre assuntos sem relação com o que está sendo discutido. No encerramento do programa sempre poderá sugerir temas para os próximos programas.
Não utilize VOX – Os moderadores não usarão vox para não serem interrompidos durante a transmissão. O uso de VOX incentiva a interrupção constante e atrapalha o racioncínio de quem está com a palavra. Quem desejar participar do bate papo deve estar ciente de que se houver muitos participantes, poderá levar um bom tempo para falar. Além disso transmissões com VOX tem interrupções constantes e ficam péssimas na gravação do Podcast.
Obedeça a sequência de distribuição da palavra – A distrbuição da palavra será feita pelos moderadores, que podem mudar sua ordem se acharem necessário.
Anote indicativos e tópicos – Sempre faça anotações, se organizer para as respostas e perguntas.
Seja comedido – Pense sempre antes de falar. Não faça acusações, afirmações preconceituosas ou desrespeitosas. Não use nosso bate papo como palanque para discursos e auto-promoção

Nenhum comentário: